
Nesta sexta-feira (11), o documentário “Cantigas. O Sertão e suas danças” será lançado às 19h, na Comunidade Inhanhu, no sábado (12) no projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista e no domingo (13), às 19h, na Ilha do Massangano, em Petrolina. A obra, que tem direção e roteiro de Luciano Peixinho, mostra o Reisado, o São Gonçalo e o Samba de Veio.
O filme faz um resgate memorial das danças e cantigas tradicionais do Sertão, mostrando que as tradições permanecem vivas na prática cultural de homens e mulheres nascidos e criados no Nordeste. “O povo dessas comunidades mantém com raça e disposição essa tradição viva das danças. Todas essas memória precisam ser resguardadas e lembradas. O documentário é mais uma voz nessa luta em prol das cantigas e danças do nosso lindo Sertão”, destacou Luciano Peixinho ao G1 Petrolina.

Luciano Peixinho é o gerente de Programação, Operações e Produção da TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo em Petrolina. Na emissora ele sempre promove iniciativas de apoio às manifestações culturais e sociais, como o Grande Rio Arte e Cultura, Grande Rio Informa e o Arte, Canto & Poesia.
Antes do “Cantigas. O sertão e suas danças”, Luciano dirigiu o filme “Vida de Vaqueiro”, que concorreu no Festival de Cinema Cine Chinelo NoPE em 2014.