Internado em um hospital particular desde o início da semana, o médico Jânio Modesto continua na unidade de terapia intensiva em situação estável. A informação foi repassada pelo irmão do profissional de saúde, Danilo Modesto. Em um áudio repassado a amigos através do Whatsapp, ele relata que recebeu um boletim médico informando que Dr. Jânio apresentou uma “discreta melhora”, mas seu quadro de saúde ainda inspira cuidados. O médico permanece respirando com a ajuda de aparelhos.
Ainda de acordo com as informações repassadas por áudio, Jânio Modesto está sendo tratado com Piperacilina/Tazobactam, medicações presentes nos protocolos de tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Hoje os médicos introduziram a Metilprednisolona. Essa medicação à base de corticoide é usada para evitar o que se chama de “tempestade de citocinas”, substâncias que modulam o tamanho da resposta imunológica do corpo contra um invasor.
Nesse caso, há uma reação exagerada de defesa do corpo para combater o patógeno que acaba levando, em alguns casos, a uma quantidade desproporcional de células nos pulmões que acabam obstruindo as vias aéreas e impedindo a transferência de oxigênio para a corrente sanguínea.
Otimista quanto aos procedimentos adotados, Danilo agradece as mensagens positivas e correntes de oração em busca da recuperação do médico. “Vamos ver como ele vai reagir. Tem-se mantido estável e quero agradecer a todos pelas correntes de orações que estão sendo feitas, pelas mensagens de apoio que chegam e torno a dizer: Jânio é forte, uma rocha. Ele é batalhador, humano, faz o bem sem ver a quem, faz muito bem ao próximo. Já venceu muitas batalhas e vai vencer essa também”, reforçou Danilo Modesto.