Durante COP 26, na Escócia, Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, destaca transparência do Brasil na exportação de frutas

0

As práticas sustentáveis desenvolvidas pela fruticultura brasileira foram apresentadas pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, durante a 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP 26), evento mundial que está sendo realizado desde o dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia. A apresentação de Guilherme Coelho ocorreu no painel “Promovendo a transparência e conformidade nas cadeias produtivas agroflorestais”.

O presidente da Abrafrutas destacou que a fruticultura brasileira tem um potencial enorme para o mundo: “A fruticultura brasileira chega aqui de cabeça erguida, firme, pois temos diversos certificados internacionais que nos credenciam a exportar nossas frutas, nos preocupando com a sustentabilidade e com a rastreabilidade dos produtos, o que confere uma maior transparência em todo o processo”, explica.

De acordo com Guilherme Coelho, atualmente, quatro estados do Nordeste Brasileiro lideraram 70% das exportações de frutas somente em 2021: “Temos Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte liderando 70% da exportação no país. A fruta mais exportada é a manga, seguida do melão. E nós rastreamos todo o processo, é possível saber quem foi que embalou, por onde a caixa de fruta passou, enfim. Ontem mesmo visitei mercados aqui em Glasgow e pude ver as uvas que vieram do Brasil e eu conhecia pessoalmente quem tinha produzido, então, para a gente é muito gratificante saber que produzimos frutas de excelente qualidade e estamos abrindo cada vez mais mercados”, destacou.

“Nós queremos atingir um bilhão de dólares em exportação este ano pois sabemos que a fruticultura brasileira é forte, respeita o meio ambiente, não desmata ilegalmente, tudo é feito de forma controlada, o processo é transparente e o mundo precisa conhecer essa realidade”, finalizou Guilherme Coelho.