É golpe: Estelionatários têm se passado por advogados em aplicativos para garantir ações de precatórios

0

Um novo golpe está fazendo vítimas por todo o país neste momento. De acordo com denúncia do programa Fantástico, na TV Globo, um grupo de estelionatários realiza golpes em vítimas em todo o Brasil. Eles estariam se passando por advogados que prometem resolver problemas na área dos pagamentos dos precatórios.

De acordo com as informações da reportagem, que foi ao ar neste domingo (3), os estelionatários entram em contato com as vítimas e pedem dinheiro. Em troca, eles prometem liberar o suposto pagamento do benefício. O foco da fraude são justamente as pessoas que entraram com ações judiciais e esperam pelas indenizações.

Ainda segundo a matéria do programa, os criminosos entram em contato com as vítimas de diversas maneiras. Eles podem enviar mensagens de texto, de áudio ou de vídeo através de um aplicativo de mensagem. Também há relatos de envios pelos Correios. Em regra: eles dizem que podem liberar o dinheiro dos precatórios.

Em troca, eles pedem que os cidadãos depositem algum valor para que eles consigam a liberação. Trata-se portanto de uma farsa. Normalmente as pessoas enviam a quantia e os estelionatários somem logo após o depósito se cumprir o que prometeram para as vítimas em questão.

O resultado do golpe pode ser desastroso para muita gente. De acordo com relatos ouvidos pela reportagem, alguns cidadãos chegaram a perder quase R$ 6 mil. Foi o montante perdido por um aposentado gaúcho, que não quis se identificar. Ele prestou queixa na polícia, mas não sabe se conseguirá recuperar o saldo.

Nomes reais

O cidadão precisa ficar alerta para um ponto específico desta história. É que os golpistas passaram a usar nomes e marcas de advogados reais e que existem de verdade. Dessa forma, quem faz uma pesquisa, acaba sendo levado a acreditar que o golpe não é golpe.Leia Também

De acordo com o escritório da verdadeira advogada Sheila Feldman, mais de 5 mil clientes são atendidos por advogados da repartição. Destes, pouco mais de 70 já afirmaram que receberam o contato dos golpistas.

“Eles usam o logo do escritório, o que induz efetivamente o cliente a erro. Em um dos documentos que são encaminhados ao cliente, aparece ali, o logo do poder judiciário, tudo direitinho. Com o número do processo”, diz a Dra. Sheila.

Além de usar nomes de verdadeiros advogados, os golpistas também lançam mão de informações verdadeiras e públicas. O objetivo é justamente tentar dar mais veracidade ao golpe e fazer com que mais pessoas caiam na fraude.

Como se proteger do golpe

De acordo com a Polícia Federal (PF) há várias maneiras de tentar se proteger de golpes não apenas nos pagamentos dos precatórios, como também de outros benefícios. A dica geral inicial é desconfiar de toda as informações que chegam.

Antes de clicar em qualquer link, é importante fazer uma pesquisa para saber se aquilo é verdade mesmo. No caso específico deste golpe dos precatórios, uma dica é entrar em contato com a assessoria jurídica que eles dizem representar para saber se eles fazem esse tipo de contato.