Em Santa Maria da Boa Vista, ao que tudo indica, a oposição poderá enfrentar dificuldades para uma união visando a disputa pela prefeitura nas eleições que se aproximam.
No campo da oposição, três nomes se colocam como pré-candidatos a prefeito: o vereador Gildo Gás (REPUBLICANOS), o empresário Edson Car (PDT) e o ex-prefeito Humberto Mendes (PT).
Nas participações no programa Nossa Voz, da Boa Vista FM, todos pregam que a oposição sairá unida contra o atual prefeito, George Duarte (PP). Edson Car destacou, na participação desta quarta-feira (26), que houve conversas com os demais nomes para alinhar os rumos políticos. Segundo o empresário, ficou acordado entre ele, Gildo e Humberto que seria feita uma pesquisa, através do deputado federal, Augusto Coutinho, para averiguar qual o melhor nome para encabeçar a chapa.
Ainda de acordo com Edson, existe uma sondagem que o aponta como o nome mais próximo da pontuação alcançada pelo atual prefeito.
Essa informação gerou desconforto para o ex-prefeito, Humberto Mendes, que nesta quinta-feira (27) participou do programa e contestou tal afirmação.”Isso não é verdade, quando foi apontado uma pesquisa através de Augusto Coutinho, nós fomos contra que essa ela fosse feita através de deputado. A gente acordou naquele momento que a pesquisa seria feita por um instituto neutro e foi escolhido foi o instituto PLURAL. Inclusive, fiquei encarregado de levantar o valor da pesquisa, que é de R$ 12.800.00, mandei mensagem tanto para Gildo, quanto para Edson, que não me responderam até hoje, e mandei mensagem para o coordenador de campanha de Edson, Cidinho Andrade, que respondeu dizendo que iria conversar com Edson e Valter Firmino. Até hoje a gente não obteve resposta”, argumentou.
Outra contestação de Humberto, foi a respeito de uma suposta pesquisa que Edson Car anunciou no Nossa Voz, que o coloca como o melhor nome da oposição. “Na reunião, nós questionamos se o grupo dele tinha pesquisa. Foi negado que tinha pesquisa, em nenhum momento na fala de Edson ele disse que tinha pesquisa, e que lhe dava, inclusive, um bom posicionamento. Estou agora na casa da minha mãe e espero que até às 14:30h o grupo de Edson Car venha aqui pra gente sentar. Eu tenho pesquisa também, vamos sentar como pessoas maduras, adultas, com transparência, sem mentiras, colocar as pesquisas na mesa e dialogar, e se for o caso para gente tirar a teima, vamos para aquilo que a gente acordou. Um projeto político não pode ser construído com mentiras, já começa mal. Como é que você quer governar uma cidade com um projeto construído com base na mentira?” , perguntou.
Ainda em conversa com a redação do Nossa Voz, Humberto destacou que não foi procurado pelos pré-candidatos e disse que de sua parte as conversas com os demais opositores estão encerradas. “De minha parte não os procuro mais, só se eles quiserem dialogar, mas da minha parte não os procuro”, disse por telefone.