A corrida pela presidência da Câmara de Vereadores de Petrolina esquentou nesta segunda-feira (30) com um movimento estratégico que chamou a atenção nos bastidores políticos da cidade. O atual presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz, demonstrou sua força ao reunir 16 dos 23 vereadores eleitos para a legislatura de 2025 em um almoço realizado no Restaurante Rio, na Avenida da Integração. O encontro, prestigiado pelo grupo político do prefeito Simão Durando e do ex-prefeito Miguel Coelho, foi marcado por discursos em prol da reeleição de Cruz, que busca seu terceiro mandato consecutivo à frente do Poder Legislativo.
Entre os presentes, estava o vereador Osório Siqueira, que recentemente, havia anunciado uma candidatura dissidente à presidência da Casa. Sua aparição ao lado de Aero, assim como de dois membros da bancada de oposição, Gaturiano Cigano e Diego Serra, evidenciou uma virada no cenário político. A adesão de parte da oposição ao grupo governista reafirma o poder de articulação do presidente da Câmara, que desponta como favorito para manter o comando da Casa PlínioAmorim.
Durante o almoço, Simão Durando e Miguel Coelho não economizaram elogios ao trabalho de Aero. Em seus discursos, reforçaram a importância de manter a estabilidade política e a continuidade das ações legislativas em alinhamento com a gestão municipal.
Nos bastidores, a reunião pareceu dar um recado para os que ainda cogitam romper com a hegemonia governista no Legislativo. E daí surgiu o questionamento, se o encontro também seria um termômetro da nova legislatura, indicando que o prefeito Simão Durando poderia ampliar a maioria no Legislativo, cuja base já consolida 18 aliados.
A eleição da Mesa Diretora está ocorre no dia 1° de janeiro, logo após a posse dos eleitos que acontece às 17h, na Praça da Juventude, no bairro João de Deus.
Além dos vereadores já citados, estiveram presentes:
- Júnior Gás,
- Roberto da Gráfica,
- Maria Elena,
- Wanderley Alves,
- Cláudia Ferreira,
- Ronaldo Cancão,
- Rosarinha Coelho,
- Manoel da Acosap,
- Edilsão,
- Josivaldo Barros,
- Diogo Hoffmann,
- Marcos Amorim
- Capitão Alencar