O Partido dos Trabalhadores de Juazeiro lançou a pré-candidatura do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, à reeleição à prefeitura do município, por unanimidade, para continuar o processo de mudança e desenvolvimento que a cidade vem passando nos últimos anos, desde 2009, com a eleição do ex-prefeito Isaac Carvalho.
Num encontro democrático, e diferente, de modo virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que exige distanciamento e isolamento social, lideranças nacionais, estaduais e municipais destacaram que Juazeiro é prioridade para o maior partido do Brasil, que promoveu mudanças sociais e econômicas no Brasil, atendendo às classes mais pobres.
O senador Jaques Wagner participou do encontro e destacou que o prefeito Paulo Bomfim tem o perfil de um homem público aberto ao diálogo com a comunidade e as forças políticas que querem trabalhar para o desenvolvimento da cidade. “Tenho certeza que o povo de Juazeiro reconhece esse projeto que vem, desde 2009, com o ex-prefeito Isaac Carvalho, colaborando para a transformação do município. As pessoas precisam só relembrar o que era o município antes de 2009 e como a cidade se encontra agora”, afirmou Wagner, desejando a Paulo Bomfim uma campanha política tranqüila, limpa e sem agressão.
A presidenta nacional do PT, Gleise Hoffman, avaliou esse momento de pré-candidatura como muito importante para reafirmar o projeto político em favor das classes populares, diante de um governo nacional que retira direitos dos trabalhadores. Para o PT Nacional, Juazeiro é prioridade junto com o Governador Rui Costa no enfrentamento da pauta conservadora e para garantir a continuidade do projeto político democrático e popular.
Para demonstrar o apoio das forças progressistas à reeleição de Paulo Bomfim, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, participou do encontro e se colocou à disposição para trabalhar junto com o povo de Juazeiro deste momento histórico de reeleição. “A Bahia é uma terra abençoada, governada por gente que ama o povo, que quer o progresso, emancipação, gente empoderada e que ascende pela educação”. Ele destacou o desenvolvimento de Juazeiro, principalmente no campo educacional, e as qualidades pessoais e políticas de Paulo Bomfim, como uma pessoa com convicção, com capacidade de liderança e perfil de gestor que privilegia a educação. A gestão de Paulo Bomfim investiu na área educacional, valorizando o professor, a construção de creches e escolas, e novas obras como a Estação do Saber, na antiga Estação Ferroviária, a ser inaugurada em breve.
O vice-governador, Secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Partido Progressista (PP), João Leão, reafirmou a parceria com o projeto político de Juazeiro, representado por Paulo Bonfim e Isaac Carvalho, demonstrando o seu apoio à reeleição e a convicção de que, trabalhando juntos com todos os partidos da base, o futuro da cidade estará garantido. A liderança regional do PP, Charles Leão, declarou o seu apoio ao projeto democrático e plural e reconheceu a capacidade de Paulo Bomfim de dialogar com todas as forças políticas.
O presidente municipal do PT, Luiz Félix, ressaltou o momento histórico de realização do Encontro Municipal com o apoio das lideranças e bases do partido, que se mobilizaram para apoiar a pré-candidatura de Paulo Bomfim e indicar os pré-candidatos a vereadores e vereadoras, destacando a participação das companheiras mulheres e dos coletivos que estão se organizando para participar do processo eleitoral. “Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que vai exigir a participação do militante nas redes sociais, as bases do partido estão mobilizadas para garantir a continuidade de um projeto político que defenda o interesse das classes populares”, afirmou.
Paulo Bomfim considerou o lançamento da candidatura, junto com as lideranças do PT e de outros partidos, um momento histórico, pois demonstrou a união da militância para continuar o processo de mudança e desenvolvimento de Juazeiro. Ele destacou ainda que, nesse momento de pandemia, sabe os desafios que a cidade enfrenta, mas reafirma o compromisso em salvar vidas. “Ser gestor não é fácil, os desafios são inúmeros, mas a minha vida foi de enfrentar desafios. Aprendi a lidar com todos, e melhor, aprendi a gostar dos desafios. Também tem meu amor por nossa cidade, e por isso quero seguir trabalhando para que melhore ainda mais. Quero dar prosseguimento a este projeto político que tem contribuído e marcado tanto a história de Juazeiro”, declarou.
Paulo destacou ainda a confiança que tem recebido dos companheiros do partido na cidade de Juazeiro e, principalmente, a parceria com o Governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, da presidente do PT, Gleise Hoffman e do Presidente Lula, em especial. Ele agradeceu a militância do PT e convocou a todos para batalhar pela sua reeleição e dos demais pré-candidatos a vereadores e vereadoras. “Mais do que nunca, é hora de lutar para que nosso projeto prossiga, e assim possamos realizar ainda mais mudanças e melhorias nas vidas dos milhares de juazeirenses”.
Durante o encontro municipal, lideranças da base aliada como o presidente da Câmara, Alex Tanuri, os deputados federais Afonso Florence e Walmir Assunção, do PT; os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT), Marcelino Galo e Jacó, do PT, o presidente do PCdoB, Gilson Araújo, a presidente do PP, Cida Gama, Mazinho Medrado (Podemos), Chico Bito (Democrata Cristão), o ex-deputado estadual Pedro Alcântara se pronunciaram e reafirmaram o apoio ao projeto político que vem mudando Juazeiro.
O Encontro contou ainda com a militância e representações do campo popular, com apoio significativo das lideranças comunitárias, representantes dos movimentos sociais, representações de grupos dos povos tradicionais e de terreiros, coletivos de mulheres, Frente Negra do Vale do São Francisco, representantes dos grupos LGBTQI+, grupos de juventude popular. O encontro foi um momento de organização, mobilização e afirmação do projeto que vem mudando Juazeiro. Na saudação final, os participantes se solidarizaram com as famílias vítimas da Covid-19, desejaram saúde para a comunidade e manifestaram sua fé de dias melhores para todos e todas diante desta pandemia do novo coronavírus. (Com informações/ Ascom PT)