Até o início da manhã deste domingo (6), 0,21% das urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE) registrou 52 trocas de urnas, número que está dentro do previsto pela Justiça Eleitoral e que reflete a normalidade do processo. Na última eleição, o percentual de substituições foi inferior a 2%.
George Maciel, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, afirmou que os números estão dentro do esperado: “O número é muito pequeno, está dentro do estimado. Agora, no começo dessa eleição, estamos com 0,21%. Está tudo funcionando conforme o planejado, tudo a contento”.
Os problemas nas urnas foram reportados por mais de 600 técnicos que estão prestando suporte em 3.330 locais de votação em todo o estado. “Nosso foco é resolver qualquer interrupção no funcionamento das urnas para garantir que as seções eleitorais funcionem da melhor maneira possível”, complementou Maciel.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, também destacou a regularidade dos Testes de Integridade e Autenticidade das urnas, que estão sendo realizados conforme o previsto. “Ontem, nossa Comissão de Auditoria sorteou oito urnas no estado. Às 7h da manhã de hoje, juízes e promotores estavam presentes nas seções para verificar a autenticidade”, afirmou. O procedimento de auditoria para verificar o funcionamento de mais 27 urnas por meio do Teste de Integridade segue até as 17h deste domingo.
Os municípios onde as urnas precisaram ser substituídas até o início da manhã são:
- Escada
- Vitória de Santo Antão
- Moreno
- Lajedo
- São Bento do Una
- São Caitano
- Alagoinha
- Pesqueira
- Poção
- Jupi
- Bom Conselho
- Garanhuns
- Recife
- Camaragibe
- Olinda
- São Lourenço da Mata
- Paulista
- Igarassu
- Goiana
- São Joaquim do Monte
- Caruaru
- Toritama
- São José do Belmonte
- Betânia
- Barra de Guabiraba
- Brejo da Madre de Deus
- Jataúba
- Petrolina
- Salgueiro
- João Alfredo
- Santa Cruz do Capibaribe
- Jaboatão dos Guararapes
- Rio Formoso
- Belém de Maria
- Quipapá
- Lagoa Grande
- Cabo de Santo Agostinho
- Ipojuca
- Araripina
- Carpina
- Nazaré da Mata
- Timbaúba
- Itaquitinga
- Limoeiro
- Macaparana
- Passira
O processo eleitoral segue dentro da normalidade, com as autoridades reforçando o compromisso de garantir a segurança e o bom funcionamento das urnas eletrônicas em Pernambuco. (Foto: Arquivo)