Eleições 2024: prazo para transferência temporária do local de votação começa nesta segunda-feira (22)

0

Em entrevista hoje (22) ao programa Nossa Voz, Marivaldo Mendes falou sobre os prazos eleitorais. Ele destacou a importância da data que se inicia hoje para a transferência temporária do local de votação, especialmente aqueles que vão trabalhar nas eleições, como mesários e pessoal da segurança. “É importante essa data que se inicia hoje, pois é o prazo para a transferência do pessoal que vai trabalhar. Às vezes, temos mesários eleitores convocados para mesas receptoras de voto em locais diferentes de suas seções de origem. Também está aberto o prazo para o pessoal da segurança, já que os policiais são alocados em vários pontos da cidade e precisam da transferência para o local onde atuarão no dia da eleição,” afirmou Mendes.

Ele mencionou que o prazo está aberto para presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, garantindo o direito de voto dessas pessoas. “Temos aberto o prazo para presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, onde serão instaladas seções para garantir o direito de voto dessas pessoas,” disse.

Para solicitar a transferência, os eleitores podem ir ao cartório ou fazer o procedimento online. “A transferência pode ser solicitada no cartório ou online. Temos procedimentos diferentes para cada caso. Por exemplo, os mesários podem fazer isso através de um sistema, mas sempre pedimos para entrarem em contato para viabilizar a transferência de forma mais rápida,” explicou.

Mendes ressaltou que após as eleições, todas as inscrições retornam para o local de origem do eleitor. “É uma transferência temporária. Após as eleições, todas as inscrições retornam para o seu local de origem,” enfatizou.

Sobre a convocação dos mesários em Petrolina, Mendes informou que já foi iniciada e destacou a participação voluntária dos eleitores. “A convocação dos mesários em Petrolina já foi iniciada. Esta semana estamos na etapa de convocação de mesários, administradores de prédio e apoio logístico. Passamos de 3.000 eleitores convocados para este processo eleitoral,” comentou.

Quanto às novas urnas que serão utilizadas este ano, Mendes disse: “Uma novidade importante são as novas urnas. Realizaremos eleições pela primeira vez com o modelo 2022, um dos equipamentos mais modernos disponibilizados pelo TSE.”

Ele também destacou a mudança no registro de candidaturas para vereador, que agora limita o número de candidatos por partido. “Teremos a primeira eleição com um quantitativo menor de candidaturas registradas, pois cada partido ou federação poderá registrar para vereador apenas 100% das vagas a serem preenchidas mais uma. Isso terá impacto, reduzindo o número de candidaturas,” explicou.

Finalizando a entrevista, Marivaldo Mendes deixou uma orientação tanto para eleitores quanto para candidatos: “Neste período de convenção, é importante observar as regras. Os partidos já se organizaram e publicaram seus editais. A zona responsável pelo registro de candidatura fez uma reunião com todos os representantes de partidos políticos, orientando-os devidamente.”