A eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) vão acontecer no dia 30 de novembro. O Presidente da Comissão Eleitoral, Nilberto dos Santos e o advogado Dácio Martins, estiveram no Programa Nossa Voz para apresentar as perspectivas do processo de votação.
“A eleição está confirmada para o dia trinta de novembro, caso não atinja um escore de 20% dos associados aptos a votar, haverá uma segunda votação para o dia 7 de dezembro, com 10% dos associados”, contou Nilberto dos Santos.
Duas chapas concorrem ao pleito, Leninha Lima, atual presidente, encabeça a Chapa 1; e a secretária de finanças da entidade, Maria Joelma, é a candidata à frente da Chapa 2.
Durante o programa, o advogado Dácio Martins explicou o que é proibido entre as chapas de realizar durante o período de campanha.
“Estão proibidas todas as condutas que desequilibram o pleito, como, por exemplo, a utilização de outdoors, propaganda paga em rádio e televisão, utilização de trio elétricos, showmício, confecção e distribuição de brindes e cestas básicas. A lei, de forma suplementar, impõe determinadas regras para que garantir uma eleição com legitimidade” explicou o advogado.
Será publicado no dia 19 de novembro o nome de todos os associados aptos a realizar a votação. Caso haja equívocos, os votantes poderão recorrer à comissão eleitoral até o dia 23, comprovando a quitação e incluir o seu nome na lista definitiva, que será divulgada no dia 25 de novembro.
Dácio Martins explicou durante o programa como será a logística no dia da eleição. “São 66 urnas espalhadas em 147 fazendas, a coleta será feita por urnas fixas, que poderão circular por setores e pontos de apoio, também haverá urnas itinerantes que irão passar em fazendas menores para coletar os votos”, contou ele.
A votação será realizada das 8h às 18h. Estarão disponíveis 4 urnas na sede do sindicato, que fica localizado na Avenida das Nações,Vila Mocó, em Petrolina.