40 fichas por semana. Esse é o total de atendimentos disponibilizados na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Coelho, em Nova Descoberta, distrito de Petrolina-PE. A denúncia foi feita ontem (19) na Câmara de Vereadores de Petrolina-PE pelo vereador Elismar Gonçalves (MDB).
“Tem duas equipes de saúde. Todas as terças são entregues as fichas para uma semana. Em média 20 fichas para cada equipe. (…) As pessoas chegam duas, três da madrugada e as ficham já acabaram”, reclamou o vereador ressaltando que a unidade atende cerca de 8 mil habitantes, mas também recebe os moradores Miradouro, Muquém, Pedra Grande, Poço da Cruz e Sítio Luís, além da população de Lagoa dos Cavalos.
“A gente tá chamando atenção do governo municipal para que possa ampliar o atendimento. Ou coloca mais uma equipe, ou estender o horário. (…) É uma situação desleal para comunidade”, declarou o Elismar Gonçalves.
Outro reclame do vereador foi sobre a situação da Unidade de Saúde do Bebedouro que está em reforma. “De acordo com a placa, a obra deveria ter sido concluída em novembro do ano passado para atender sete vilas, a Vila Bancada e o Assentamento São José do Vale, são cerca de 3.800 pessoas. Vale ressaltar que tá tendo atendimento médico, mas o que a gente tá cobrando é que a obra possa ser concluída logo”, finalizou.