No encontro, representante da pasta estadual destacou a importância do diálogo com a classe política, estudantes e profissionais da educação_
Na manhã desta terça-feira (01), o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Gilson Monteiro, participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), localizada na área central do Recife. Na ocasião, foram apresentadas informações à comissão de Administração Pública. A entrega dos fardamentos a todos os estudantes da rede estadual, a climatização das unidades de ensino e os primeiros embarques dos estudantes do Programa Ganhe o Mundo estiveram entre os destaques da apresentação do secretário.
Gilson Monteiro ressaltou que os fardamentos, estão sendo produzidos, pela primeira vez, no Polo de Confecções do Agreste. De acordo com o secretário, o Governo de Pernambuco vai distribuir 1,8 milhões de fardas e, este ano, cada aluno receberá o total de três camisas.
Já a entrega dos kits escolares, que também segue em andamento, de acordo com a disponibilidade dos fornecedores, possui à previsão de finalização no dia 15 de abril.
“Buscamos, todos os dias, condições para construir uma educação de qualidade, permeando e sustentando nosso objetivo maior, que é atingir toda a população pernambucana ”, ressalta o secretário Gilson Monteiro.
O Programa Ganhe o Mundo, que, nos dias 19 e 21 de março, enviou 192 intercambistas da Rede Estadual de Ensino para o Chile, foi uma das pautas do encontro. Em sua apresentação, Gilson ressaltou para os deputados, estudantes e a sociedade civil presente na audiência, a importância dessa iniciativa do Estado para incentivar o desenvolvimento dos estudantes pernambucanos. Na ocasião, também foi explicado o processo de embarque para os Estados Unidos e o Canadá.
O fornecimento da merenda escolar foi outro ponto defendido pelo gestor da pasta. Atualmente, Pernambuco conta com 873 escolas da rede com alimentação escolarizada e o objetivo da gestão estadual é que mais 191 unidades passem a contar com este serviço.
Além disso, as ações em andamento para a climatização das unidades de ensino, com o objetivo de garantir o bem-estar para toda a comunidade escolar, foram pontuadas pelo secretário. Desde o início da gestão da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco já instalou 4.598 aparelhos de ar-condicionado nas unidades da Rede Estadual de Ensino. A meta é concluir a climatização dos espaços educacionais até o início do segundo semestre de 2026.
“É importante a gente pluralizar o discurso da educação. Que deve permear e entrar em todas as searas. Fui muito bem recebido pela Alepe e agradeço a todos os deputados por isso, como também aos órgãos de controle, sociedade civil e a comunidade escolar. Então, para nós, é de grande valia discutir, trazer boas ideias e resolutividade para um processo que precisamos melhorá-lo cada dia”, pontua Gilson Monteiro.
Crédito: Josimar Oliveira