Em balanço de ações, prefeito Pedro Oliveira dispara: “O Governo do Estado virou as costas para Curaçá por perseguição política”

0

O Programa Nossa Voz desta quinta-feira (30) recebeu o prefeito de Curaçá (BA), Pedro Oliveira, para fazer um balanço das ações em 2021. O gestor destacou os avanços na educação, saúde e infraestrutura do município, além de afirmar que o Governo do Estado é praticamente inexistente no município, motivado por “perseguição política”.

“Na educação nós remodelamos e reestruturamos diversas escolas com os recursos que recebemos do Fundeb. Entregamos a Escola Filadélfia Ribeiro na comunidade de Barro Vermelho, reestruturamos a escola Barnabé Hipólito, entregamos uma quadra poliesportiva na Agrovila 7 e outra quadra na Pedra Branca, estamos reconstruindo a escola em Patamuté; a escola João Francisco Félix com quadra no Poço de Fora, dentre outras. Lançamos o programa ‘Educação Conectada’, onde todas as escolas entregues e as que estão em andamento têm material tecnológico como quadros de vidro, smartv de 60 polegadas e wi-fi”, destacou.

Questionado por um ouvinte porquê não usou parte do recurso do Fundeb para pagar os precatórios dos professores, o gestor explicou que no momento em que Curaçá recebeu o dinheiro, a recomendação do TCU e do TCm era para utilizar em infraestrutura; “O dinheiro foi aplicado onde os órgãos fiscalizadores determinaram. Naquele momento não havia nenhuma indicação para que uma parte fosse repassada aos professores e a orientação era que não deveria usar para pagamentos de salários”, disse.

Na Infraestrutura, Pedro destacou a recuperação do acesso da entrada da cidade. “Nós fizemos mais de 900 metros de asfalto no acesso à cidade, que estava muito feio, muito deteriorado, como o Governo do Estado não fez, nós fizemos. A Avenida Gilberto Bahia também já está com a base pronta, será asfaltada, beneficiando o bairro Curaçá 1 e locais próximos. Estamos também revitalizando praças e prédios públicos, dando uma nova cara à cidade. Já recuperamos cerca de 260 kms de estradas vicinais e como chover muito, teremos que refazer grande parte”, enumerou.

O gestor não dispensou os comentários contra o Governo da Bahia, afirmando que Rui Costa tem virado as costas para Curaçá. “É um governo que tem, de fato, virado as costas para Curaçá. Todos os acessos à cidade estão abandonados, não há nenhuma obra com a marca do Estado, msmo ele tendo mais de 60% dos votos em Curaçá. Nós fizemso a doação de um terreno para a construção de uma escola do Estado, a placa deles chegou antes de iniciar a obra, pois são bons de fazer propaganda. Infelizmente a educação na Bahia é uma das piores do país. Com esse governo petista que está aí, alcançamos os piores índices. É falta de professor, falta de estrutura… O município precisou contratar professores para atuar nas escolas estaduais para que assim os jovens não perdessem de ano. Isso tudo é uma perseguição política direta com Curaçá, pois eu nunca apoiei o PT. O governo deles não pensa na população”, argumentou.