Em Cabrobó, adolescente viraliza ao pedir ajuda em vídeo na internet; ela sofre com problemas de saúde

0
Foto: Ilustração

Um vídeo no qual uma adolescente de Cabrobó-PE, aparece pedindo ajuda por estar muito doente e cansada de idas e voltas há Hospitais sem solução, viralizou na internet atraindo a atenção de milhares de pessoas que além de desejar ajudá-la, queriam entender qual a situação da jovem e que providências estavam sendo tomadas pelas autoridades do município.

A produção de Jornalismo da rádio Grande Rio FM Cabrobó, foi até o Hospital Dr. Arnaldo Cezar de Alencar para obter informações. No prontuário consta que a paciente de 16 anos, apresenta um quadro de anemia profunda, insuficiência cardíaca, tuberculose e sofreu um derrame pleural.

A menina é de origem indígena da Tribo Truká, mas atualmente reside na zona urbana de Cabrobó. Segundo o pai da garota, o gesseiro que está desempregado, Josenildo Oliveira, a família enfrenta dificuldades financeiras. No entanto, ele reconheceu que sua filha tem recebido assistência da Secretaria de Saúde, do Conselho Tutelar, como também do prefeito Galego De Nanai. “O prefeito deu um apoio, ele está ajudando, o Conselho Tutelar também está ajudando e nós estamos aceitando todo tipo de ajuda, pois eu estou sem trabalho. Ela está sendo bem atendida aqui no Hospital, graças a Deus. Fomos orientados sobre alimentação, para ela não comer besteira. Ela está se alimentando direito agora, porque antes não se alimentava. Agora é esperar pela transferência, para que ela fique ainda melhor”, explicou.

Segundo a secretária de Saúde Gilca Moraes, a jovem tem quadro muito delicado e tem recebido a assistência necessária. “Trata-se de uma jovem que luta pela vida. Ficamos todos sensibilizados pelo vídeo. Ela estava internada num Hospital em Petrolina, porém o a unidade de saúde recebe o paciente transferido, e se não houver evolução no quadro clínico, o paciente é devolvido para continuar o tratamento em seu município de origem para dar continuidade ao tratamento. Chegando aqui ela recebeu toda a assistência, os exames e as medicações específicas que ela faz uso”, ressaltou.

De acordo com Gilca Morais, devido à gravidade do quadro de saúde da paciente, ela deve ser transferida para um Hospital em Recife. No entanto, para que ela seja aceita na unidade hospitalar será necessário apresentar o resultado do exame RT PCR para Covid-19. O problema é que esse tipo de teste só tem resultado no período mínimo de 8 dias. A secretária explicou, que a pasta está buscando um laboratório que possa agilizar o resultado, para que a transferência possa ocorrer o mais rápido possível.

Nós também entramos em contato com o Conselho Tutelar, que explicou que começou a acompanhar a situação social da garota, em agosto de 2020. Nesse período vem prestando apoio a jovem e a sua família.