Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria obra para instalação da Estação de Tratamento de Água Bela Vista e entrega sistema simplificado de abastecimento na zona rural

0

Cumprindo agenda no município de Caruaru, no Agreste, a governadora Raquel Lyra realizou, nesta quarta-feira (25), uma vistoria na obra de implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista. Com o avanço das obras da Adutora do Agreste, que vão resultar no incremento de 600 litros por segundo na vazão de água para o município, o Governo do Estado está investindo R$ 4,5 milhões na construção da unidade para ampliar a capacidade de tratamento de água. Quando a ETA estiver em funcionamento, seis bairros de Caruaru sairão do rodízio.

“Nós estamos visitando a obra da Estação de Tratamento de Água Bela Vista, que beneficiará toda a população que vive na Cidade Alta, Inocoop, Adalgisa Nunes e nos bairros adjacentes, que vão ter água sem rodízio quando tudo estiver pronto. A expectativa é de que até dezembro essa obra seja entregue. É mais água para Caruaru, assim como estamos fazendo na região inteira, em razão da chegada da água do Rio São Francisco a partir da Adutora do Agreste. Também estivemos no Sítio Pé de Serra de Lajes levando água para a zona rural que tanto precisa”, destacou Raquel Lyra.

Instalado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o equipamento terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, sendo sua construção compacta e em fibra de vidro. No momento, está em andamento a construção das bases em concreto que receberão a estrutura. O modelo é de fácil instalação e manutenção e emprega um conjunto de processos sofisticados para transformar a água bruta em água potável, segura para consumo humano. Com a conclusão, serão beneficiados com o fim do rodízio os bairros de Inocop, Cidade Alta, Adalgisa Nunes, Wilton Lira, Agamenon e Encanto da Serra.

O presidente da Compesa, Alex Campos, explicou que esta obra acontece para auxiliar a Adutora do Agreste. “Essa é uma obra muito importante para que possamos dar sequência à Adutora do Agreste, que vai trazer água do São Francisco. Assim, ficamos ainda mais perto da nossa meta, que é trazer 1,7 mil litros de água por segundo para a cidade e viabilizar, passo a passo, o sonho de Caruaru não mais precisar de rodízio”, disse.

Em Caruaru, as águas do Rio São Francisco já estão sendo tratadas na ETA Petrópolis, com uma vazão de 200 litros por segundo. Além da ETA Bela Vista, que deverá entrar em operação em dezembro, a ETA Salgado também deverá receber o novo volume de água, que chegará à cidade de Caruaru até o início do próximo ano.

ZONA RURAL – Ainda em Caruaru, a gestora inaugurou a obra de expansão da rede de abastecimento de água no Sítio Pé de Serra de Lajes, no 2º Distrito de Caruaru. Foi implantado um quilômetro de tubulação de 60mm que levará água da ETA Salgado até a localidade, abastecendo regularmente 180 famílias em 65 residências, que passaram a contar com água tratada nas torneiras.

“Esse serviço melhorou muito a rotina por aqui, porque agora temos água para usar em casa. Também temos gado, plantação, e com a água chegando com mais regularidade, nós podemos viver melhor”, comentou a dona de casa Rosimere de Melo, de 48 anos.

Na última semana, colaboradores da Compesa realizaram o cadastro dessas famílias para que a comunidade fosse inserida no calendário de abastecimento de água da zona rural, que segue o rodízio de 10 dias com água e 20 dias sem.

“Apenas uma parte dos imóveis da localidade eram atendidos pela Compesa. Então nós fizemos o mapeamento e iniciamos a obra para que todos pudessem ser atendidos com água de qualidade em suas casas”, explicou o diretor Regional da Compesa, Igor Galindo.

Participaram das visitas os secretários estaduais Eduardo Vieira (gabinete da governadora) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).

Fotos: Divulgação