Em contraste com os anos anteriores, número de jovens eleitores cresce 59,19% em Pernambuco

0

Eleitores entre 16 e 17 anos tiveram um crescimento notável em Pernambuco, o aumento foi de 59,19% comparado com o ano de 2020. Ao total, 105.464 jovens da idade correspondida estão aptos para participar das Eleições 2024, tendo assim um aumento de 39.212.

O portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou os dados que indicam a pausa de uma queda sequencial do eleitorado dessa faixa etária, queda que ocorria desde 2012. Nos anos de 2016 para 2020 houve uma diminuição de 56,45% na quantidade de eleitores com menos de 18 anos no estado.

De acordo com o cientista político Juliano Domingues, professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a vida online dos jovens de 16 a 17 anos ajuda no fato de gerar interesse pela disputa eleitoral. “Os jovens estão majoritariamente imersos no ambiente digital. E este ambiente tem sido marcado por intensa polarização quanto a aspectos ligados ao debate sobre direitos civis, políticos e sociais”, explica.

“É como se as eleições contribuíssem para dar forma e sentido à polarização, de tal modo que acabam se tornando incentivo ao envolvimento de parte desses jovens com a disputa eleitoral”, complementa.

Incentivo aos jovens

Presente nas redes sociais, o TSE promove ações voltadas para o público dos 16 aos 18. Para que dessa forma se interessem e sejam aptos para votar. Ações realizadas através das redes como TikTok e Instagram com o slogan “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral — A sua voz vai fazer história!”. Palestras sobre cidadania e política com simulações de urnas também são realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Calendário eleitoral

A eleição está marcada para o dia 6 de outubro, com o segundo turno (se houver) acontecendo em 27 de outubro. As propagandas eleitorais começam nesta sexta-feira (16) e vão até 30 de setembro.

Fonte: Agência Brasil