Em Dormentes, Raquel fala sobre reestruturação da Compesa e investimentos para melhorar oferta de água na região

0

Cumprindo agenda no Sertão do São Francisco, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra participou na manhã de hoje (17), em Dormentes, da abertura da  20° Caprishow, evento agropecuário que conta com o apoio do Governo. Na ocasião, Lyra falou sobre os investimentos previstos para a região e reconheceu a necessidade urgente de ampliar a oferta de água. 

“Iniciamos agora um programa para garantir mais água para essa região. Estamos perfurando poços aqui pelo governo do Estado. Nessa primeira leva são 30 poços a serem perfurados no Sertão do São Francisco, mas sei que a necessidade é muito maior e por isso estamos licitando, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, novas licitações para permitir que possamos entrar com mais água aqui”, afirmou.

Dormentes conta com o abastecimento em sistema de rodízio, operacionalizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento. Ciente disso, a governadora discorreu sobre o assunto e sobre os esforços empreendidos para mudar essa realidade. “Sei das dificuldades de acesso a água que essa região tem. Eu venho de uma cidade que tem lugar que tem seis meses sem água. Tem gente que nunca teve a oportunidade de tomar banho de pé porque não tem água no chuveiro. É um desafio extraordinário, mas a gente tem uma parceria muito forte, junto com a Compesa, com o Governo Federal do presidente Lula, através do Sistema Simplificado de Abastecimento Rural, estamos garantindo agora, junto a um banco internacional, R$ 1,1 bilhão para água em Pernambuco”. 

Em resposta à algumas pessoas presentes na plateia questionaram sobre as melhorias previstas e Raquel Lyra foi pontual na resposta à comunidade. “O que estamos fazendo? Estamos reestruturando a Compesa. Todo mundo aqui sabe que a Compesa era uma péssima prestadora de serviço, porque, por muito tempo, o maior objetivo dela não foi entregar água, mas agora, o jogo está virando. Estamos organizando a casa, buscando recursos e vamos garantir , como já temos feito na Transposição do Rio São Francisco, em adutoras importantes para Pernambuco, fazendo barragens, adutoras e transformando, também, os investimentos em abastecimento de água, com tratamento e com redistribuição”. 

Ela ainda relembrou o período em que a estatal passou sem a devida estruturação e assegurou estar mudando essa realidade. “Vocês sabem que por muito tempo não se investiu nisso. Eu tenho um ano e quatro meses de governo e não fazemos tudo num tempo só, mas tenho certeza de que tudo que estamos fazendo tem um olhar estratégico para o desenvolvimento do interior de Pernambuco. É por isso que em muito pouco tempo vou voltar aqui para, por exemplo, assinar ordem de serviço da Compesa nesse pátio. Porque isso é importante para o desenvolvimento daqui”.