O presidente da Câmara de Municipal de Petrolina, Aero Cruz, recebeu na manhã desta terça-feira (02) os representantes da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Renato Soares, Gildásio Soares e o presidente da Casa Aprígio Duarte, Berg da Carnaíba. O encontro, que foi bastante prestigiado pelos parlamentares petrolinenses, contou ainda com a presença do vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando e do secretário de governo, Orlando Tolentino. Na oportunidade, os parlamentares trocaram experiências e alinharam pontos a serem debatidos simultaneamente nas duas casas legislativas.
“Esse encontro é muito importante e que seja o primeiro de muitos. Nós também iremos à Câmara de Vereadores de Juazeiro. Esses momentos proporcionam integração e aqui estou lhe repassando o nosso Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município e quero receber esses documentos de Juazeiro para que possamos ver no que poderemos avançar na atualização das Leis que regem as duas casas”, afirmou Aero, que em seguida franqueou a palavra para os demais presentes.
O vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, parabenizou o presidente da Câmara de Petrolina pela inciativa e sugeriu aos vereadores que se inteirassem sobre a formação do consórcio público intermunicipal, que deve proporcionar avanços para as cidades vizinhas. “O prefeito Miguel Coelho já falou com a prefeita Suzana sobre importância de dar as mãos. Quando as duas cidades estão bem, é a população quem ganha. O alinhamento faz crescer juntos”, reforçou Durando.
O secretário de governo de Petrolina, Orlando Tolentino, apontou ações urgentes que precisam ser empreendidas, principalmente no tocante a segurança pública. “As duas cidades são interligadas pelo rio e os problemas reverberam nas duas cidades, a exemplo da violência. É importante que se abracem na busca por soluções. É necessário investir em segurança pública, alargar as discussões para que avancemos juntos”.
O presidente da Casa Aprígio Duarte, Berg da Carnaíba, lembrou que as comparações entre Juazeiro e Petrolina não deveriam existir pois cada município tem seus pontos fortes. “Tem muitos comerciantes de Petrolina que escolhem investir em Juazeiro. Este diálogo é importante e deve ser constante para fortalecer as duas cidades”, complementou
O vereador Renato Brandão, que também integra a mesa diretora, destacou que a região vive um novo tempo e assegurou se aprofundar na criação do consórcio público intermunicipal. “A ponte nos une. Alavancar o desenvolvimento através do consórcio é uma ótima ideia”.
Por fim, o vereador Gildásio Soares ressaltou a renovação política em Juazeiro, com a eleição de Suzana Ramos 14 novos parlamentares e falou sobre necessidade de aprender com Petrolina como impulsionar a infraestrutura das áreas irrigadas. “Sou da região ribeirinha, do Distrito de Maniçoba. Faltam investimentos do pode público para distritos de irrigação, nenhuma das ruas nessas localidades tem calçamento. É importante haver a ampliação das creches, não existem nessas regiões. É inadmissível que uma trabalhadora saia para trabalhar e deixe seus filhos mais novos aos cuidados dos mais velhos que também são crianças. Faltam investimentos da Codevasf. Então, olhando para o exemplo de Petrolina é possível buscar aos recursos para melhorias nessas regiões”.