O Hospital Dom Malan, em Petrolina, conta agora com 10 novos leitos na UTI pediátrica e neonatal. A entrega dos novos equipamentos foi feita pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na manhã desta terça-feira (26) e integra a agenda da gestora na cidade.
De acordo com Raquel, a ação integra os esforços do Governo do Estado em descentralizar o atendimento à saúde. “Com esses leitos que a gente entrega hoje, temos cerca de 310 leitos inaugurados durante a nossa gestão. Foram inaugurações ocorridas em Ouricuri, em Serra Talhada e no Sertão do São Francisco. Entregamos 10 leitos de UTI neonatal, hoje entregamos 10 leitos de UTI pediátrica, é claro que a gente sabe que isso é insuficiente, mas é importante para garantir que logo mais, por exemplo, a gente possa fazer cirurgias pediátricas aqui no Dom Malan. Isso permite que mães, que hoje andam com os filhos por quilômetros, de cidade em cidade na busca de cirurgias, às vezes tendo que ir ao Recife, a 700 km ou até Caruaru, agora, possam ser atendidos mais perto de casa. E o nosso trabalho vai continuar sempre na direção de garantir que tenhamos exames de imagens, como estamos hoje inaugurando o mamógrafo, que possamos ter o atendimento ambulatorial e emergencial, com cirurgias para garantir que a população tenha a dignidade de ser atendida perto da sua casa”, asseverou.
Sobre a superlotação daquela unidade de saúde, que atende a mais de 50 municípios de Pernambuco e da Bahia, Lyra discorreu sobre as discussões já estabelecidas em torno da assistência aos pacientes da Rede PEBA junto ao Ministério da Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Porque a gente tem recebido, só em um semestre do ano passado, 400 pacientes cardiológicos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, oriundos da Bahia. Temos a necessidade de neurocirurgias, estamos trabalhando muito junto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital Universitário, porque a população está saindo daqui para ser atendida lá no Recife e conseguir retomar cirurgias importantes como essa. Estamos trabalhando na interiorização desse serviço na cidade de Caruaru e muito em breve, se Deus permitir, vamos conseguir fazer neurocirurgias lá também e ao lado disso, trabalhando um projeto chamado Planifica para garantir que os investimentos do Estado sejam somados aos investimentos dos Municípios na saúde pública”.
Neste plano, o governo aumenta o aporte de recursos arrecadados com o recolhimento do ICMS para que as pequenas cidades invistam na saúde pública. Segundo os dados do governo de Pernambuco, o Hospital Dom Malan é a unidade que mais realiza partos no Estado, com a marca de 600 procedimentos por mês. Por isso, a governadora reforça a urgência na contrapartida dos municípios que utilizam os serviços do HDM.
Sobre as cobranças relativas à implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a construção de um Hospital Regional, Raquel apontou a necessidade de estruturação plena dos equipamentos já presentes em Petrolina. “Primeiro o que a gente precisa fazer é funcionar 100% do que a gente já tem de capacidade instalada e que funcionavam, quando chegamos ao governo, com 20% da sua capacidade. Nós conseguimos, com financiamento do Governo Federal de R$ 700 mil por unidade, para permitir que esses equipamentos, que funcionam a custo mensal de R$ 1,5 milhão, funcionem a pleno vapor atendendo da forma que eles precisam, garantindo o atendimento com exames especializados, acesso a medicina especializada e funcionando de maneira regional porque esse é o papel do Estado. Aqui tem a UPA Especialidades, a UPA funcionando 24 horas, e a gente carece também que os municípios façam a sua parte e o Estado faça a sua parte, melhorando a nossa capacidade e os nossos investimentos como estão acontecendo aqui no Dom Malan e os exames de alta complexidade”, detalhou.