O Mutirão de Controle de Arboviroses chega até o bairro João Paulo II no próximo sábado (15) e na Vila Nova Fé, domingo (16). Os agentes de combate às endemias vão realizar ações contra a dengue, zika e chikungunya. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro vai até as comunidades do município para alertar e evitar a transmissão de doenças causadas pelo mosquito.
No último final de semana, 8 e 9 de fevereiro, 28 agentes de combate às endemias visitaram aproximadamente 1.200 imóveis no distrito de Itamotinga. Foram identificados 30 pontos de foco com larvas suspeitas para o aedes aegypti, que receberam intervenções imediatas de combate.
Além das ações nos imóveis, os agentes realizaram bloqueio vetorial em 5 pontos de risco, incluindo o Cemitério Jardim da Saudade, um terreno baldio em frente à UBS, o antigo matadouro da localidade, além de borracharias, que apresentaram riscos devido ao acúmulo de pneus e material orgânico.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Mattos, destacou a importância do trabalho conjunto com a comunidade: “A participação ativa da população e o monitoramento constante são essenciais para o controle da dengue. Nossa equipe tem realizado ações eficazes e, a cada mutirão, conseguimos eliminar focos que representam ameaça à saúde pública.”