Unidos em busca da adoção do bônus regional de 15% na nota do Enem para ingresso na Universidade Federal do Vale do São Francisco, entidades de representação estudantil realizam neste sábado uma live neste sábado, a partir das 15h, para tratar sobre o assunto.
Com a campanha “Incluir para democratizar, o sonho merece ser realizado”, integrantes da União dos Estudantes de Petrolina e da União Estadual dos Estudantes transmitirão ao vivo um debate que contará com a participação do professor doutor da Univasf, Edmilson Santos, a representante do povo Truká, Cláudia Truká, o integrante da UEES, Uelinton Jorge e o integrante da UESP e do Grêmio Estudantil Dom Malan, Kaio Pereira. Para acompanhar a live, os interessados devem acessar o canal da UESP no YouTube ou através do Instagram @uespnalutapnz.
Além do debate acerca do bônus regional, os participantes também vão destacar a importância no fortalecimento das cotas para escolas públicas. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo territorial de Educação Sertão do São Francisco e da Gerência Regional de Educação de Petrolina
Importância do Bônus
A Univasf, desde o ano de 2009, utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para classificação dos concorrentes. Esta plataforma aprova estudantes unicamente por meio do resultado do Enem disponibilizando suas vagas para todo o Brasil.
O movimento em prol do bônus regional, solicita o acréscimo de 10% sobre o desempenho dos candidatos da região no Enem, a fim de deixar a disputa de vagas com estudantes de outros estados mais equilibrada, ampliando o acesso dos sertanejos à universidade. A adesão da Univasf depende da resolução do Conselho Universitário.
A medida não é novidade nos processos de ingresso ao ensino superior. Instituições nordestinas como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já contam com a bonificação em percentuais que variam entre 10% e 20% na nota do exame nacional.