O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Francisco Tadeu de Alencar, nesta quarta-feira (27), em Salvador, para discutir ações de combate a violência no estado. O encontro aconteceu em meio a onda de violência na Bahia, que registrou mais de 50 mortos em confrontos policiais apenas em setembro.
“Receber o secretário Francisco Tadeu é de fundamental importância para discutirmos ações e a continuidade da parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal”, afirmou o governador.
Apesar do anúncio da integração da segurança e do encontro entre gestores, não foram detalhadas as demais ações de segurança que poderão ser planejadas e implantadas na Bahia.
A reunião desta quarta aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Além de Jerônimo Rodrigues, participaram do encontro os secretários estaduais de Segurança Pública, Marcelo Werner, e de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Nos últimos dias, o governador tem se reunido com secretários e até mesmo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para discutir a questão da violência na Bahia.
No mês de agosto, um acordo entre a SSP-BA e a PF foi assinado, e assim surgiu a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), dos governos estadual e federal, com o objetivo de reforçar o combate a grupos criminosos. O prazo de vigência do pacto é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Desde então, ações integradas estão sendo realizados e policiais federais e veículos blindados de Brasília foram entregues no estado. Apesar disso, governador, secretário da SSP e até o ministro Flávio Dino descartam intervenção federal.
Durante a reunião desta quarta-feira, o titular da Senasp afirmou que a diretriz é que o Governo da Bahia trabalhe em conjunto com o Governo Federal.
Fonte: G1 Bahia