Em novo decreto, prefeito de Sobradinho flexibiliza e mantém medidas de enfrentamento a covid 19

0
Foto: Divulgação/ Sobradinho
Foto: Divulgação/ Sobradinho
(Foto: Divulgação)


Nesta quinta-feira (30) o prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti publicou decreto de nº 045, com novas normas e providências de enfrentamento a pandemia da covid 19, flexibilizando algumas medidas e mantendo outras que ainda são necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus.

As decisões levaram em consideração, a flexibilização das medidas de distanciamento social adotadas pelos municípios pólo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a ampliação da quantidade de Unidades de Terapia
Intensiva, UTI, pela Rede PEBA e o mais importante: Sobradinho conseguiu reduzir a curva de contágio do vírus na cidade.

O que pode funcionar

Está autorizado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em seus horários habituais, sendo que restaurantes, bares, lanchonetes e depósitos de bebidas só poderão funcionar por sistema de “delivery”, “drive trhu” e como ponto de coleta.

Aos domingos, apenas farmácias, funerárias e postos de combustíveis poderão funcionar, atendendo as
orientações da vigilância sanitária.

Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar deverão cumprir rigorosamente todas as medidas sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde, em acordo com os comerciantes, através da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Cada estabelecimento comercial deverá instalar pia para que os clientes possam lavar as mãos antes de entrar no ambiente, sendo que o equipamento pode ser compartilhado por, no máximo, 03 (três) lojas; o acesso de pessoas deverá ser limitado a, no máximo, 01 (uma) pessoa a cada 2m2 (dois metros) quadrados de área; os lojistas deverão disponibilizar álcool em gel 70º ou produto similar para higienização dos clientes e realizar o controle da temperatura na entrada na loja.

O documento também orienta os comerciantes a impedirem o acesso de idosos com mais de 60 (sessenta) anos de idade, gestantes e crianças abaixo de 12 (doze) anos de idade.

O que não pode funcionar

Continua proibido o funcionamento das academias, clubes sociais e esportivos, Ginásio de Esportes, Campos de Futebol, Quadras de Futsal e Quadras de Society.

Já os templos religiosos, de qualquer natureza, poderão realizar suas atividades até as 19:30, com 30% da sua capacidade e deverão seguir o distanciamento mínimo de 2,0 (dois) metros entre as cadeiras; observar a distribuição de uma pessoa a cada dois metros quadrados; intensificar os procedimentos de limpeza e higiene; disponibilizar álcool gel a 70% ou álcool etílico a 70% para membros e visitantes; proibir o acesso de membros e visitantes que não dispuserem dos equipamentos de proteção individual e máscaras e de pessoas enquadradas nos grupos de risco (idosos, crianças gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas).

Também continua restrita a locomoção noturna de pessoas e veículos nas vias e locais públicas, das 20:00 às 05:00, com exceção dos trabalhadores de estabelecimentos de saúde e funerárias , ou em casos de necessidade de acessar os serviços de saúde, como hospital e farmácias, ou em situações de urgência e emergência comprovadas.

O serviço de entrega de alimentos poderá circular até as 00:00 hora.

As ruas situadas ao redor da Casa Lotérica e agências bancárias somente serão acessíveis durante o horário de atendimento e os agentes municipais deverão organizar filas, distribuindo senhas e controlando aglomerações.

Continua proibida a aglomeração de pessoas e a realização de eventos de qualquer natureza. As aulas da rede municipal também permanecem suspensas.

“A decisão de flexibilizar as medidas foi baseada numa análise da situação no município e nos dados que são monitorados diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, o que nos deu a segurança de permitir o funcionamento de alguns serviços. A Rede Peba ampliou o número de leitos de UTI, e leitos intermediários e nós em Sobradinho, conseguimos reduzir a curva de contágio do vírus na cidade, o que é uma notícia animadora. No entanto, alertamos a população para o fato de que a pandemia não acabou, os casos continuam crescendo na região e todas as medidas sanitárias devem ser mantidas. Vamos as ruas somente para o necessário, e usando máscara. Nada de fazer reuniões e festinhas entre amigos e familiares, ainda não é o momento. E, claro, manter a higienização rigorosa das mãos, superfícies e ambientes. Estamos conseguindo, juntos, vencer esse inimigo poderoso, mas a luta continua e devemos nos manter vigilantes”, informou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

(Com informações: Ascom/ PMS)