Em novo encontro com Lula, Guilherme Coelho é escolhido para representar instituições em cerimônia de assinatura de convênios com a ApexBrasil

0

Nesta terça-feira, 17 de setembro, uma cerimônia importante foi realizada no Palácio do Planalto, reunindo 22 instituições representando diferentes segmentos conveniados com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades. O objetivo principal foi fazer um balanço das ações promovidas com o apoio financeiro da ApexBrasil, voltadas para a expansão das exportações brasileiras.

Entre todas as instituições, Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), foi escolhido para discursar em nome de todas. A escolha reflete a relevância da fruticultura no cenário exportador brasileiro e o papel de liderança que Coelho desempenha neste setor.

Durante sua fala, Coelho ressaltou a importância da ApexBrasil no apoio às empresas brasileiras, especialmente do setor frutícola, em sua expansão internacional. Ele enfatizou a colaboração eficiente com o governo e o ministro Fábio Fávaro para a abertura de novos mercados:

“Fico muito honrado em falar em nome de todos que aqui estão e dizer do seu esforço de sucesso com toda a sua equipe em relação à parceria que todos nós aqui temos. Nos dá tranquilidade chegar no exterior nas feiras e nos encontros e saber que a Apex está ao nosso lado. E aí vamos lá e mostramos os nossos produtos.”

Coelho destacou também a importância do semiárido nordestino, especificamente de Petrolina, para a fruticultura brasileira. Ele pontuou que, graças ao clima e à irrigação, a região é a única no mundo que permite a produção de frutas durante todo o ano.

“Petrolina é uma terra abençoada por Deus. Deus nos deu algumas coisas de graça, não cobrou nada. Deu sol, que é muito importante para a gente produzir fruta, deu o Rio São Francisco e deu um bocado de gente trabalhadora.”

O presidente da Abrafrutas finalizou seu discurso com um apelo ao presidente Lula para que projetos de irrigação, como o Canal do Sertão, sejam levados adiante, a fim de garantir o desenvolvimento contínuo da fruticultura e a geração de empregos na região.

Após o discurso de Coelho, o presidente Lula fez uma reflexão sobre os avanços no Brasil, ressaltando o papel da política na transformação das condições do semiárido. Em sua fala, ele destacou o impacto das iniciativas de irrigação e desenvolvimento rural, como a transposição do Rio São Francisco, e mencionou o empenho de Guilherme Coelho na promoção das frutas brasileiras:

“Meu companheiro pernambucano Guilherme Coelho, você fala muito de fruta, mas nunca trouxe uma fruta para mim. Você só fala, mas não traz uma manga para alegrar o Alckmin, o Haddad e a mim. Vamos trazer essas frutas e continuar abrindo mercados lá fora.”

Lula aproveitou o momento para relembrar a importância de projetos como o Canal do Sertão e a transposição do São Francisco, que ajudam a combater os efeitos da seca e a gerar prosperidade no semiárido. Ele também reforçou o compromisso de seu governo com o avanço de obras de infraestrutura que beneficiam diretamente a região:

“O semiárido nordestino, que um dia foi sinônimo de fome e pobreza, hoje é uma terra de prosperidade, graças à irrigação e à força de trabalho do nosso povo. Vamos continuar investindo para que essa transformação se amplie ainda mais.”

O evento no Palácio do Planalto marcou a assinatura de convênios entre Sebrae, entidades setoriais e a ApexBrasil, com um investimento total de R$ 537 milhões, que irá beneficiar quase 19 mil empresas nos próximos dois anos, incentivando a exportação de cooperativas, micro e pequenas empresas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Com essa deferência a Guilherme Coelho, o setor de fruticultura se consolida ainda mais como um dos pilares do desenvolvimento do semiárido e da expansão do comércio exterior brasileiro.