Em posse, novo superintendente reforça metas à frente da Codevasf: “Chegar a quem mais necessita”

0

Conforme o previsto, tomou posse nesta quinta-feira (24), no Auditório da UNIVASF, em Petrolina,  o novo superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) – 3ª Regional Petrolina –  Edilazio Wanderley. O evento foi bastante prestigiado por autoridades e pela população que lotou o local escolhido para o evento. 

Entre os políticos presentes estava o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que falou sobre o novo momento da Codevasf sob a gestão do governo Lula. “Eu tenho certeza de que todos que tem o trabalho via Codevasf, seja o agricultor, sejam os prefeitos, ou o próprio governo do Estado porque a Codevasf atua em muitas áreas, serão muito bem servidas, sobretudo porque a companhia está se fortalecendo, ampliando, reforçando, chamando mais servidores concursados, o governo está investindo mais recursos para investir nessas políticas públicas. Hora são de insumos, hora são de equipamentos, hora são perímetros irrigados, nós acabamos de vir do Estado da Bahia e lá é uma experiência muito grande, como já tem aqui em Petrolina e essa é uma decisão do presidente Lula também, investir em irrigação porque significa emprego, produção, diminuição de emissões e é agenda que está na ordem do dia. Então, Edilazio está bem preparado e apoiado”, afirmou. 

O presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre a parceria entre o BNB e a Codevasf na busca pelo desenvolvimento da região. “Vamos trabalhar em parceria, o Banco do Nordeste é esse indutor do desenvolvimento da região, financia vários projetos no Sertão Pernambucano, no Sertão Nordestino e a Codevasf é uma parceira. Eu acabei de vir, junto com o ministro Waldez do interior da Bahia, do Baixio do Irecê, onde tem projetos também de irrigação que estão sendo retomados e é muito importante que haja essas parcerias, o governo federal tem um olhar especial para a região Nordeste e estamos muito juntos. A chegada de Edilazio vai proporcionar um novo dinamismo, a Codevasf Petrolina terá uma abrangência menor e ao mesmo tempo um profissional que conhece a gestão, conhece os municípios, os potenciais de cada região e vai trabalhar em conjunto das ações de todo o governo federal”. 

O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, falou sobre as novas prioridades da Codevasf e sua disposição em ajudar no direcionamento das ações necessárias para a população sertaneja. “É uma mudança necessária, oportuna, o governo do presidente Lula precisa de pessoas com alinhamento político e administrativo com os anseios da população do Sertão de Pernambuco. Acho que a Codevasf tem que ajudar no desenvolvimento da nossa fruticultura irrigada, dos projetos de Petrolina e das cidades do entorno como Santa Maria, Orocó, nas regiões de Petrolândia, Itaparica e as outras regiões, são mais de 70 municípios que a Codevasf atenderá por aqui. Onde for área irrigada, ribeirinha, os assentamentos, fazendo um trabalho alinhado com o Incra, fazendo os trabalhos nas áreas de sequeiro e focado. Aqui em Petrolina, por exemplo, é preciso mostrar para o produtor rural que o governo do presidente Lula não é contra o agronegócio, nós estamos juntos. Essa é uma região que gera mais empregos do que o ABC Paulista através da agricultura irrigada e isso não é um mal, é um bem que é feito a sociedade e a Codevasf tem que ser a grande parceira desse desenvolvimento”.  

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, falou sobre a disposição do município para a renovação de parcerias em prol do desenvolvimento, mesmo diante de uma gestão indicada por um grupo político opositor ao seu na cidade. “Estamos aqui para desejar muito sucesso ao novo superintendente Edilazio, nesse momento temos um novo tempo na Codevasf, agora ficando uma parte em Petrolina e outra no Recife, para que possamos também dar um suporte. E a gente foi parceiro da Codevasf e vamos continuar muito forte nessa parceria porque quem ganha com isso é a cidade de Petrolina. Existem muitos recursos que foram aplicados na cidade através da companhia, esses recursos ainda virão muito para Petrolina. Já estivemos despachando com o novo superintendente junto com o nosso deputado federal, Fernando Filho, para traçar alguns planejamento porque algumas obras já foram iniciadas como as pavimentações que estão sendo feitas por toda a cidade tocadas pela Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Codevasf, mas o intuito é somar forças, quem ganha com isso é a cidade”. 

Por fim, o novo superintendente da Codevasf falou sobre o novo momento da companhia e suas perspectivas à frente do cargo. “É um motivo de muita satisfação a gente receber autoridades, amigos, amigas e demonstra e também nos traz mais vontade de trabalhar cada vez mais, ampliando o trabalho da Codevasf Petrolina. Nós chegamos em um momento importante do Brasil, o governo do presidente Lula quer potencializar a integração e o desenvolvimento das demandas das regiões do Brasil. E essa aqui do semiárido pernambucano é um em que a gente tem um olhar de atenção. Então, com isso, a gente espera poder implementar projetos que fortaleçam as ações da Codevasf para chegar a quem mais necessita, que é o povo pernambucano”.