Os novos conselheiros tutelares que atuarão em Sento-Sé a partir deste ano até janeiro de 2028 estão recebendo informações e treinamentos para iniciar as atividades, com segurança e desenvoltura. A capacitação realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está acontecendo em duas etapas: a online, iniciada nesta quinta-feira (04) e vai até a sexta-feira (05), e a presencial que acontecerá nos dias 11 e 12 de janeiro.
Na programação, várias atividades integram a formação dos conselheiros que assumem o compromisso de garantir e assegurar os direitos das crianças e adolescentes no município. “Este é um momento importante para os profissionais que estarão na linha de frente, atuando na proteção de nossas crianças e adolescentes. Para isso, precisam estar preparados e familiarizados com as atribuições, condutas e prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vamos conduzir esta capacitação oferecendo todo o apoio e suporte necessários à atuação destes conselheiros. Além disso, estaremos sempre prontos para recebê-los e auxiliá-los em qualquer situação que exija nossa interferência”, destaca a vice-presidente do CMDCA em Sento-Sé, Meire Lúcia Carvalho dos Santos.
De acordo com Fátima Macêdo, responsável pela condução do primeiro dia da capacitação, a Capacitação para conselheiros e suplentes é de suma importância para nivelar o conhecimento entre os profissionais, para orientar na condução das demandas que eles se deparam na prática de suas funções, uma vez que o conselheiro precisa estar apto, conhecer, as leis e regimentos para que tenha amparo legal nas ações realizadas. “Hoje estamos conhecendo os órgãos e instituições que precisam estar na rede de proteção e dialogando sobre as responsabilidades de cada um dentro desta política que é para criança e adolescente. Amanhã iremos saber mais sobre toda a legislação do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, explica.
Veridianne Carvalho foi uma das novas conselheiras que participou do primeiro dia de capacitação e ressalta os destaques do momento. “É interessante obtermos e mantermos o conhecimento técnico para que possamos na prática atuar com maiores acertos. Considero como mais importante entender o papel de cada órgão que compõe a rede de proteção e acolhimento, e assim evitar distorções principalmente voltadas ao Conselho Tutelar”, disse a nova conselheira.
Para a presidente do CMDCA em Sento-Sé, Josenilde Evangelista, “este é um momento importantíssimo, pois o objetivo da formação é capacitar os conselheiros para a defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os conteúdos abordados durante a capacitação vão prepará-los para que possam atuar da melhor forma possível na função para qual foram eleitos”, assinala Josenilde.
A capacitação – A etapa on-line está acontecendo na plataforma Meet, sob a condução das profissionais Fátima Macêdo e Monalisa Cardoso que vão preparar os conselheiros sobre a rede de proteção da criança e do adolescente, legislação e ética. Já a segunda etapa, que será presencial, vai acontecer na Escola Municipal Professora Maria América, e abordará temas voltados ao dia a dia do conselheiro e a atuação do CMDCA e da rede de proteção.
Novos conselheiros – Os cinco novos conselheiros tutelares e os cinco suplentes foram escolhidos durante eleição realizada no dia 1º de outubro, quando 20 candidatos concorreram ao cargo. Os eleitos atuarão, no período de quatro anos, de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, com o compromisso de garantir os direitos das crianças e adolescentes.
—
Ascom PMSSE