As famílias juazeirenses marcaram presença na segunda noite de eliminatórias da 24ª edição do ‘Festival Edésio Santos da Canção – O mundo Canta Juazeiro’. Nesta sexta-feira (10), o corpo de jurados definiu as 12 canções que serão apresentadas no último dia de Festival. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro e acontece até hoje (11), na Orla II da cidade.
Mestre em composição pela Universidade Federal da Bahia, o jurado Maicon Novais falou sobre o alto nível dos concorrentes e sobre a dificuldade para escolher os finalistas. “Foi muito difícil escolher os finalistas porque o nível do festival está ótimo, a construção estrutural das músicas está perfeita. Houve um equilíbrio muito grande entre as canções apresentadas, o que dificultou o trabalho do júri”, avaliou.
Autor da canção ‘Grito de alerta’, João Energia, festejou a sua classificação para a final do festival. “É sempre uma emoção participar do Edésio Santos, um festival renomado, que tem revelado talentos do circuito nacional. Em 2019 e 2020 eu fiquei fora, mas agora fui classificado para participar e passei para a final. Agradeço esse momento. Participar do festival é uma coisa que me emociona muito”, disse o cantor e compositor, que já é veterano no Edésio Santos.
A noite foi encerrada pela atração principal do dia, o multiartista Edy Star, muito conhecido por sua parceria com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio no álbum ‘Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10’, cantou grandes sucessos da sua carreira.
Presença do público
Nas duas primeiras noites, o Edésio Santos contou com a presença de autoridades como a prefeita Suzana Ramos, o deputado estadual Roberto Carlos e o ex-prefeito Joseph Bandeira, de adultos, crianças e idosos. A servidora pública, Eva Alice dos Santos Rodrigues, ressaltou a tranquilidade e segurança. “O Festival está lindo e muito bem organizado. Dá para trazer crianças e idosos com tranquilidade. Um evento seguro, em um espaço amplo. Um local muito agradável”, frisou.
O festival continua neste sábado com a apresentação das canções finalistas, a premiação dos vencedores e o show de Flávio Venturini. Revelado nos anos 70, no movimento Clube da Esquina, junto com Milton Nascimento, Flávio também foi um dos grandes nomes do grupo 14 Bis e é autor de sucessos da Música Popular Brasileira, como ‘Todo Azul do Mar’, ‘Linda Juventude’ e ‘Planeta Sonho’.
A entrada no evento é gratuita, basta apresentar o seu comprovante de vacinação contra a covid-19, virtual ou físico, com pelo menos duas doses da vacina. O uso de máscara também é obrigatório. Quem ainda não estiver vacinado pode assistir à transmissão ao vivo do Festival pelo canal da Prefeitura de Juazeiro no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCqr1ApNvlkko89bhpI04qRA).
Conheça as canções finalistas
- Prelúdio Lunar – Juliana Barbosa
- Naufrágio Eletrônico – Carlinhos Pajeú
- Oyá dos Meus Dias – Saulo Fagundes
- Brilho de Sereia – Malu Rizzo
- Grito de Alerta – João Energia
- Quando não me Reconheço – Joyce Guirra
- Herdeiro do Baião – Uma Homenagem à Dominguinhos – Salvio Emanuel
- Carnaval da minha pele – Camila Yasmine e Dayanne Menezes
- Mais Histórias do Sertão – Zu Za Belfort
- Inverso Devoluto – Jucyellen Batista Dos Santos
- Eu Pensei que Fosse Simples – Joana Darc de Sousa e Marcelo Vidal
- Samuel – Edinho Queirós
(Ascom PMJ)