Juazeiro vive um novo ciclo de crescimento econômico, com destaque para o aumento expressivo na abertura de empresas. Segundo o Painel do Mapa de Empresas do Governo Federal, atualizado em abril, a cidade registrou um crescimento de 60% na formalização de novos negócios, sinalizando a confiança dos empreendedores e um ambiente favorável, impulsionado pela nova gestão municipal.
Apenas nos três primeiros meses de 2025, os dados já são significativos: em janeiro, foram formalizados 293 Microempreendedores Individuais (MEIs), 368 Microempresas (MEs) e 19 Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Em fevereiro, os números seguiram elevados, com 230 MEIs, 281 MEs e 30 EPPs. Já em março e abril, foram abertas 567 empresas, totalizando 1.279 novos negócios neste quadrimestre. O ritmo acelerado reforça o aquecimento da economia local. Além disso, de acordo com o EmpresAqui, as dez maiores empresas de Juazeiro somam um capital de quase 5 bilhões, sendo que a cidade da região que mais se aproxima só chega ao valor de 3,7 bilhões.
Para quem investe na cidade, o cenário é promissor: políticas públicas de desburocratização e aproximação com o setor produtivo têm facilitado a instalação de novos empreendimentos. Um exemplo é a empresa de Everaldo Carvalho, especializada em estruturas com material reciclado, inaugurada em janeiro. Com 32 funcionários e planos de expansão, ele destaca: “A proximidade com o mercado e o apoio da gestão municipal facilitaram muito o início do nosso negócio. Juazeiro é um lugar excelente para empreender. ”
Além de atrair novos investimentos, o ambiente também fortalece negócios locais. É o caso do professor Ismael Saraiva, que transformou aulas particulares em casa em um cursinho com sede própria no Jardim Flórida, doze colaboradores e centenas de alunos. “Quem já estava crescendo continua crescendo. E quem ainda não tinha grandes expectativas agora começa a enxergar novas possibilidades”, comenta.
Para Walterson Gomes, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, o avanço do empreendedorismo é reflexo das ações da Prefeitura. “Estamos promovendo capacitações, facilitando a abertura de empresas e atraindo investimentos. Esses resultados mostram que Juazeiro está no caminho certo para se tornar um polo dinâmico e inovador”, explica.
A cidade também aderiu, no último mês, ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que se torna mais um grande aliado no desenvolvimento econômico de Juazeiro. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação do microcrédito do Banco do Nordeste (BNB). Esse acordo integrou a Sala do Empreendedor ao serviço do Crediamigo, viabilizando programas de microcrédito para micro e pequenos empreendedores, especialmente em áreas rurais e entre agricultores familiares.
Com medidas que estimulam a economia, como a simplificação de processos, apoio ao pequeno empreendedor e melhorias na infraestrutura urbana, Juazeiro se consolida como um destino atrativo para quem deseja empreender. O cenário aponta para um futuro de mais empregos, renda e desenvolvimento para a cidade.
____
Ascom PMJ