Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU) começa neste domingo (1º) em Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

O VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que visa dialogar com a sociedade sobre a importância da implantação de áreas verdes urbanas acontece neste domingo (1º). O VI ENAU é organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Unidade Semiárido (Embrapa Semiárido). A ação vai acontecer na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina (PE), até o dia 4 de setembro.

Será possível realizar inscrição até o último dia do evento, através do site do ENAU. No domingo, primeiro dia de programação, haverá no Parque Josepha Coelho, um Workshop de Escalada em Árvores e distribuição de mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal, também situado no parque, e na Trilha Ecológica da Caatinga, localizada na zona rural do município. Estas ações são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. A programação completa está disponível na página do evento.

A solenidade de abertura do ENAU acontecerá na segunda-feira (2), na Fundação Nilo Coelho, das 19h às 22h, e inclui uma palestra aberta ao público sobre “Arboricultura no Brasil e no Mundo”, a ser ministrada pelo presidente da International Society of Arboriculture (ISA), Pedro Mendes. Também será realizada a cerimônia de entrega do prêmio “Arborista Chapelaço de Couro”, conferido a cidadãos que contribuíram ativamente para a arborização urbana local.

Na ocasião, haverá também apresentações artísticas e lançamento do “Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade de Petrolina”, projeto que tem o objetivo de orientar o poder público para a criação de programas de distribuição e instrução para o plantio de mudas de espécies nativas e/ou exóticas adaptadas à região, visando garantir os benefícios da arborização para a comunidade.

Além disso, integram a programação desta edição do ENAU palestras, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. O evento busca apresentar orientações para a realização de políticas públicas voltadas para a arboricultura e o meio ambiente em todo o Nordeste. (Fonte: Ascom/ Univasf)