Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Brasil, a Uvatec Agrobusiness 2025 movimentou Petrolina, no último sábado (10), com a troca de experiências entre profissionais do setor e os produtores de uvas do Vale do São Francisco.
A programação começou no início da manhã, com uma série de palestras sobre experiências realizadas pelas universidades regionais em parceria com os produtores. Na sequência, a empresa realizadora do evento, Central de Adubos, promoveu uma verdadeira imersão às últimas tendências e inovações do setor com nomes de representatividade da viticultura no Vale do São Francisco, a exemplo de Newton Matsumoto, Jackson Souza e Augusto Prado.
Para o consultor de uva, Newton Matsumoto, um dos temas que chamou a atenção nesta edição foi a apresentação das perspectivas esperadas para a safra do segundo semestre que está se iniciando agora. “Falamos sobre a tabela de crescimento e distribuição das variedades de uva no Vale do São Francisco, assim como da dinâmica de mercado nacional e internacional. O evento mostrou ainda os prováveis problemas fitossanitários que devemos ter e também como controlar, fazendo a gestão de LMR (Limite Máximo de Resíduos) ”, destacou.
De acordo com o gerente executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Flávio Diniz, a Uvatec vem se consolidando, a cada edição, como um dos principais eventos da fruticultura, voltado especialmente para o cultivo de uva de mesa. “A participação do SPR, inclusive com a montagem de um estande, é fundamental para a aproximação com os produtores, a troca de experiências e apresentação dos projetos e atividades realizadas por nossa entidade”, ressaltou.
Espaço para o debate entre os representantes da cadeia produtiva da fruta, a Uvatec deste ano superou todas as expectativas. ”Fazemos um balanço muito positivo deste encontro, que nos apresenta soluções para os grandes desafios da viticultura”, ressaltou o produtor, Paulo Ramos. Também produtor de uva, George Magalhães, acrescentou que, além de potencializar o agronegócio regional, a Uvatec vem se distinguindo pelo nível profissional dos palestrantes. “Este ano tivemos a grata satisfação com participação de um palestrante de nível internacional, Samy Dana, que nos mostrou o quanto o Brasil é importante para o mundo na produção de alimentos”, concluiu.
Fonte CLAS Comunicação & Marketing