Em audiência pública realizada nesta terça-feira (09), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro, para discutir a implantação do Estacionamento Rotativo, entidades representativas do comércio, indústria e serviços de Juazeiro entregaram um documento com propostas para o novo modelo da Zona Azul no município.
O texto foi construído a partir de reunião ocorrida na semana passada, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro (Sindilojas), Sindicato dos Comerciários, Associação do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) e Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Juazeiro (SINDHAJ). Empresários, comerciantes e representantes da sociedade civil também participaram do encontro.
Durante a audiência, o documento foi lido pelos presidentes do Sindilojas, Carlos Neiva, e da CDL, Antônio Elder, e entregue ao presidente da Câmara Municipal, Mitu do Sindicato. Entre as sugestões apresentadas estão: maior transparência, garantia de um período de tolerância sem cobrança, tarifas acessíveis, prazo para regularização de até 24 horas, notificações digitais aos usuários e participação da comunidade na gestão do sistema.
Carlos Neiva ressaltou que o objetivo é garantir que a Zona Azul contribua para a mobilidade e também para o fortalecimento do comércio local. “Não estamos aqui para reagir a um projeto pronto, mas para propor alternativas pensadas por quem vive a realidade do comércio diariamente. Só seremos favoráveis ao zona azul com adequações no modelo. “, enfatizou.
Já Antônio Elder destacou a necessidade de equilíbrio na adoção de um modelo que atenda as necessidades do comércio sem penalizar os consumidores. “A cidade precisa de organização no trânsito, mas isso deve caminhar junto com a sustentabilidade do comércio e o respeito ao cidadão. Ouvimos a sociedade, organizamos ideias e agora entregamos nossa contribuição de forma responsável e construtiva.” disse.O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Mitonho Vargas, ao final da audiência, agradeceu a iniciativa das entidades. “Tenham certeza que esse documento será levado em conta na implantação da nova Zona Azul, porque dentro dos estudos que iremos fazer essa será uma contribuição enorme”, declarou.
Assessor de comunicação do Sindilojas Juazeiro