Entre cafés e jantares, Raquel Lyra movimenta o xadrez eleitoral em Petrolina

0

A visita da governadora Raquel Lyra (PSDB) a Petrolina não se resumiu apenas a compromissos administrativos e entregas de obras. Nos bastidores, a movimentação política e a sondagem de nomes conhecidos também fizeram parte da agenda, com jantares e cafés da manhã estratégicos ao longo das 48 horas em que Lyra permaneceu na cidade. E a lista de convidados em cada um desses encontros chamou atenção.

Logo na chegada, na quarta-feira (29/01), após acompanhar o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), na vistoria das obras da Transnordestina, a governadora seguiu para um jantar com o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PSDB). A ausência de Elismar Gonçalves (PSD), ex-vereador e candidato a vice na chapa de Lóssio em 2024, foi notada, mas não surpreendeu. Em sua última entrevista ao programa Nossa Voz, quando questionado sobre um eventual apoio a Elismar para uma candidatura a deputado estadual em 2026, Lóssio desconversou. Ele chegou, inclusive a questionar se ele não teria apoio do grupo que se formou em torno da sua candidatura a prefeito em 2024, numa possível disputa em 2026.

Na manhã seguinte, antes de iniciar os compromissos oficiais, Raquel Lyra tomou café da manhã com outro ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PT), e sua esposa, a ex-deputada e atual consultora do Governo do Estado, Dulci Amorim. O encontro gerou especulações sobre possíveis diálogos entre a governadora e o grupo petista local.

Já à noite, após as entregas do Programa PE + Digital, a governadora participou de um novo jantar, desta vez na casa de Guilherme Coelho (PSDB), assessor especial do governo estadual. Entre os presentes, estavam o vereador Ronaldo Silva (PSDB) e, desta vez, Elismar Gonçalves.

O quadro que se desenha a partir desses encontros evidencia a tentativa de Raquel Lyra de reorganizar suas alianças no Sertão do São Francisco. A aproximação com diferentes figuras políticas—algumas delas com trajetórias e interesses distintos—mostra que a governadora está construindo pontes e ampliando seu leque de interlocutores para os próximos desafios políticos.