A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizou, este mês, um treinamento prático sobre o manuseio de Ventilação Mecânica e Ventilação Não Invasiva (VNI). O evento, que ocorreu nos dias 26 e 27, contou com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da urgência e emergência (UPA 24h), com o objetivo de capacitar e aprimorar suas habilidades no atendimento a pacientes em situações de intubação e desconforto respiratório.
Ministrado pela supervisora de fisioterapia Aylla Nara, o treinamento prático teve como foco principal a capacitação dos profissionais de saúde no manuseio adequado e seguro dos equipamentos de ventilação mecânica e VNI – técnicas essenciais para garantir uma assistência eficaz aos pacientes das salas amarelas e vermelhas, proporcionando uma abordagem precisa e personalizada de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.
A UPAE Petrolina tem como política a atualização constante dos conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde como forma de assegurar um atendimento de qualidade e melhorar os resultados clínicos. Ao promover treinamentos mensais, a instituição reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes, buscando sempre aprimorar e aperfeiçoar os cuidados prestados.
Além disso, a integração da equipe multiprofissional é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente. “A UPAE Petrolina valoriza a troca de conhecimentos e experiências entre as diversas categorias profissionais, e reconhece que a colaboração entre os mesmos é essencial para o sucesso do tratamento e a recuperação dos pacientes”, ressalta a coordenadora multidisciplinar, Fátima Michelle.
Durante o treinamento, foram abordados aspectos técnicos e práticos relacionados ao manuseio correto da ventilação mecânica e VNI, incluindo a utilização adequada dos equipamentos e ajustes de parâmetros. “Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e colocá-los em prática por meio de exercícios simulados, contribuindo assim para consolidação do aprendizado de forma efetiva”, garante Aylla.
Fonte: Ascom UPE