Os deputados estaduais escolheram, nesta sexta (4), os parlamentares que vão comandar a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no segundo biênio da atual Legislatura. Na disputa pelos cargos da Mesa Diretora, o atual presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), foi reeleito ao vencer Álvaro Porto (PTB). Ele ficará no cargo entre 1º de fevereiro de 2021 e 31 de janeiro de 2023.
A Alepe tem, ao todo, 49 parlamentares. Eriberto assumiu a presidência em agosto de 2018, sendo reconduzido, pela primeira vez, em fevereiro de 2019. Ele passou a comandar o Legislativo após a morte de Guilherme Uchôa, que foi escolhido por seis vezes para o cargo.
De acordo com o edital de convocação da reunião, o processo eleitoral cumpriu o regimento interno. Os deputados formalizaram os registros das candidaturas, na Secretaria Geral da Mesa Diretora, até o meio-dia desta sexta. A eleição teve início por volta das 15h, no Plenário Eduardo Campos, no Centro do Recife. A sessão foi transmitida pela internet e terminou às 18h45, com a proclamação dos eleitos.
Ao todo, 47 participaram da eleição da Mesa Diretora, realizada de forma presencial e com voto secreto. Faltaram João Paulo Costa (Avante), que está com a Covid-19, e William Brígido (Republicanos). Para o pleito, foram adotadas medidas de higienização por causa do novo coronavírus. Os parlamentares usaram máscaras. Além do presidente, os deputados elegeram ocupantes de outros seis cargos de comando. Também foram escolhidos sete suplentes.
Resultado
O deputado Eriberto Medeiros ficou com 31 votos. Álvaro Porto teve 14. Houve, ainda, 1 voto em branco e outro, nulo. Dos outros cargos para a Mesa Diretora, houve mudança em cinco deles. Segundo os resultados do pleito, a Alepe terá os seguintes parlamentares nos cargos de comando. O primeiro vice-presidente será Aglaílson Victor (PSB), que teve 36 votos. A segunda vice-presidência ficou com o Manoel Ferreira (PSC), com 40 votos. A primeira secretária terá Clodoaldo Magalhães (PSB) como titular. Ele teve 43 votos e foi reconduzido ao cargo. Para a segunda secretaria , foi escolhido Pastor Cleiton Collins (PP), com 38 votos.
Rogério Leão (PL) ficou com a terceira secretaria, obtendo 42 votos. Para a quarta secretaria, foi eleita Alessandra Vieira (PSDB), com 42 votos. Os suplentes são: Antônio Fernando (PSC), Simone Santana (PSB), Joel da Harpa (PP), Henrique Queiroz Filho (PL), Dulce Amorim (PT), Fabíola Cabral (PSB) e Romero Albuquerque (PP). As informações são do G1-PE.