A Escola de Referência em Ensino Fundamental , Evandro Ferreira dos Santos está entre as finalistas do World’s Best School Prizes(Prêmio Melhores Escolas Do Mundo, Em Tradução Livre), que elegeu as 50 melhores unidades de ensino do mundo.
A EREF é da gestão municipal de Cabrobó, mas também faz parte do Programa de Educação Integrada do Governo do Estado de Pernambuco, que promove a implantação estrutural do ensino em tempo integral em escolas de escola do ensino fundamental.
A Evandro Ferreira é finalista na categoria Superação da Adversidade, com Projetos Inovadores. A escolha veio por meio da iniciativa “Distantes Sim, Desconectados Não. Família e Escola Projetando Sonhos, promovendo Inclusão” que teve como monitora a Professora Fernanda Sheilândia.
A ação oportunizou a capacitação e alfabetização de mães de alunos, que foram estimuladas a aprender e se tornarem as principais apoiadoras e incentivadoras de seus filhos, durante o período mais crítico da pandemia.
Gestora da EREF, a Professora Elineide Alves la destaca como o projeto mudou a vida das participantes. “Percebemos as dificuldades das mães em acompanhar as atividades remotas dos filhos, principalmente por não saberem ler. Vimos também que elas não tinham mais sonhos nem perspectivas. Foi ái que surgiu o projeto, porque precisamos de sonhos para continuar lutando por coisas melhores. Temos um caso de umas mãe que realizou um sonho simples mas que teve muito significado, hoje ela conseguiu realizar o desejo de ter seu primeiro RG com a sua própria assinatura. Ela dizia que essa era maior tristeza da vida. Através do projeto ela acaba de realizar esse sonho” celebrou.
O Premio Melhores Escolas do Mundo é umainiciativa organizada ela instituição britânica T4 Education, em parceria com a Fundação Lemann, Fundação Templeton World Charity, Accenture, American Express E Yayasan Hasana, e destaca escolas que promovem práticas inovadoras de olho na melhoria da aprendizagem.
Para a professora Edineide o ponto mais importantes da indicação da escola ao prêmio é o impacto na autoestima de toda a comunidade escolar. “Nos percebemos ontem na escola essa mudança. Vimos a diferença nos estudantes , no semblante deles. O senso de pertencimento, o orgulho – um orgulho bom, de dizer eu faço parte disso. Estamos dizendo para eles, vocês estão na melhor escola do mundo. Não é melhor do que as outras não…todas as escolas de Cabrobó são incríveis , nos vemos tantos resultados bons. Mas isso é o melhor que podemos ser a cada dia superando as adversidades” ressaltou.
A premiação é divida em cinco categorias :Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação Da Adversidade E Apoio A Vidas Saudáveis, sendo que dez escolas concorrem em cada uma delas.
Os organizadores da premiação analisaram milhares de projetos enviados por escolas de 70 países.Além da Escola Evandro Ferreira de Cabrobó, outros duas unidades de ensino brasileiras estão entre as classificadas; A Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), localizada no Recife, finalista da categoria Inovação do prêmio com o projeto Live Up e a A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, no Rio Grande do Sul.
O top três de cada categoria será conhecido em Setembro. O anúncio das vencedoras acontecerá durante a Semana Mundial Da Educação, em Outubro. O prêmio final é De Us$ 50 mil para cada escola.