Escola de Tempo Integral em Petrolina ganha nova brinquedoteca e amplia espaço para aprendizado lúdico

0

Nova estrutura visa estimular a criatividade e o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo o ensino através do brincar

Com recursos provenientes do Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia Financeira das Escolas (FUNDAFE), a Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio, situada no bairro Gercino Coelho, promoveu uma ampla reforma na brinquedoteca. O espaço foi totalmente revitalizado, tornando-se ainda mais moderno e funcional, e agora se configura como um ambiente essencial para o desenvolvimento lúdico e pedagógico dos alunos, estimulando a criatividade e o aprendizado de forma divertida e interativa.

A brinquedoteca é um local destinado a atividades recreativas e educativas, onde as crianças podem desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais, enquanto se divertem. Com o novo espaço, a escola espera criar um ambiente ainda mais atrativo e seguro, capaz de integrar melhor as atividades lúdicas às práticas pedagógicas que fazem parte do currículo da escola de tempo integral. Com a reforma, o espaço passou a contar com novos brinquedos educativos, materiais de arte, jogos interativos, livros infantis, móveis adaptados, palco para apresentações e camarim com fantasias. A reforma do espaço também incluiu melhorias na iluminação, ventilação e acessibilidade, garantindo um *ambiente mais moderno, confortável e seguro para os alunos.

Segundo a professora Rosângela Maria, o espaço oferece uma oportunidade única para que as crianças possam aprender fora da sala de aula tradicional.“O conceito de escola de tempo integral vai além de simplesmente ampliar o tempo de aula. Queremos que nossos alunos se desenvolvam de maneira plena, não apenas no conteúdo acadêmico, mas também no aspecto emocional, social e criativo. A brinquedoteca é um ponto de encontro de novas experiências para nossas crianças, estimulando a interação e a construção de novas aprendizagens de forma descontraída e envolvente”, afirmou a professora.

Para os estudantes, a reforma foi uma grande conquista, proporcionando um ambiente mais adequado e estimulante para o desenvolvimento educacional.“Eu achei o novo espaço incrível! Estou adorando brincar e aprender com novos brinquedos novos e mais opções de atividades”, comentou a estudante Maria Eugênia.

Sobre o FUNDAFE:
O Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia Financeira das Escolas (FUNDAFE) foi instituído através da Lei Municipal n° 2102/2008, que assegura anualmente recursos provenientes de receitas próprias do orçamento municipal, para garantir o bom funcionamento das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).