Escola municipal de Juazeiro desenvolve projeto sobre a cultura de paz

0

Para ampliar o atendimento ao aluno e reforçar a cultura de paz na escola, a partir da compreensão do contexto social,  a Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro João Paulo II, está realizando uma série de atividades, a partir de um planejamento estratégico, composto por diversas ações pensadas para a promoção de melhorias para o clima escolar.
 
Nos meses de maio e junho, estão sendo realizadas dinâmicas que promovem o autoconhecimento e ajudam a identificar situações que podem influenciar no comportamento dos estudantes. Já foram realizadas dinâmicas com o espelho, na qual o estudante apresenta como se vê e enxerga a escola; autorretrato, onde a partir do desenho, o aluno mostra como se vê físico e intelectualmente; além de palestras temáticas, como o bullying, por exemplo.
 
 
As atividades são desenvolvidas para os Anos Iniciais e Finais, e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Eja). De acordo com a gestora da escola, Yandria Mattos,  as iniciativas já estão surtindo efeito na comunidade escolar. Ela também contou que a partir dos diários de bordo construídos pelos professores, serão realizados diagnósticos para promoção de intervenções. “É muito legal o diário de bordo, porque tem nos dado esse retorno para que consigamos diagnosticar os fatores que precisam ser trabalhados dentro do contexto do processo de ensino  e aprendizagem”, explicou a gestora.
 
Apoio da Seduc
 
A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) tem apoiado as escolas no desenvolvimento de iniciativas que promovam a paz e os bons hábitos de convivência nas unidades de ensino, considerando a autonomia das escolas na promoção dessas iniciativas.