(Foto: Beatriz Granja)
Reunindo eleitores de Guilherme Coelho (PSDB), Lucinha Mota (PSDB), Miguel Coelho (UB), a candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB) percorreu as ruas do Centro de Petrolina levando sua mensagem de mudança para Pernambuco. Acompanhada de diversas lideranças da região como o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e prefeitos, como Vilmar Capellaro (Lagoa Grande), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Ricardo Ramos (Ouricuri), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Josimara Cavalcanti (Dormentes), que foram recepcionados pelo prefeito da cidade, Simão Durando, Raquel cumprimentou eleitores e foi bem recepcionada pela população presente no local. O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PT), a deputada estadual, Dulci Amorim (PT) e o deputado federal eleito, Lucas Ramos (PSB), não estiveram presentes, mas reforçaram o apoio.
Após a caminhada, os participantes seguiram para a Rua Pacífico da Luz, onde havia um palco montado no local. O prefeito Simão Durando foi o primeiro a falar para o público e destacou a representatividade sertaneja num eventual governo da tucana.
Miguel Coelho, candidato mais votado em Petrolina na disputa pelo governo de Pernambuco no primeiro turno, reforçou entre os presentes que optassem por Raquel Lyra neste segundo turno. “Recebi a confiança de quase 900 mil pernambucanos. Mas ao ver no dia 02 de outubro, que não daria para chegar no segundo turno, eu não titubeei, eu não pensei duas vezes, eu não tive tempo e nem momento para pensar no nosso grupo político. Eu pensei em Pernambuco e na mesma hora me veio o seu nome como a mais preparada, aquela que tem na veia, no coração, o sentimento que a gente nutre em Petrolina como você construiu em Caruaru: o de mudança, mas de poder devolver às pessoas a alegria, a felicidade, mas acima de tudo a perspectiva de um estado mais justo e com emprego e renda para as pessoas. Por isso vou fazer um pedido (…) todos que votaram em Miguel no primeiro turno, votem em Raquel agora no segundo turno”.
Ao se dirigir à população petrolinense, Raquel Lyra fez questão de destacar a força do interior pernambucano no cenário político estadual. “Andam perguntando por aí, não só em Pernambuco, mas no Brasil todinho, o que danado foi feito em Caruaru e Petrolina que levou duas lideranças do interior, de maneira inédita, poderem despontar no cenário estadual para falar de mudança? E eu digo, Miguel, que o aconteceu por aqui, como o que aconteceu por lá foi coragem. Coragem, compromisso de trabalhar pelo povo, garantia de trabalhar para quem mais precisa. Transformação, mostrar que é possível transformar o chão que a gente vive, se a gente souber fazer do jeito certo. Se a gente conseguir unir a todos. E é aqui, neste palanque hoje que a gente faz uma grande demonstração, unindo Caruaru e Petrolina, mas unindo o Sertão todinho e o nosso Agreste e Zona da Mata, unindo Recife, para dizer que Pernambuco é um só”.
A candidata mais uma vez deixou claro que não faz campanha para presidente da república e mandou um recado direto a sua adversária neste segundo turno. “O que nós vamos mostrar neste palanque é que a gente não está enxergando aqui cor partidária. Onde enxergam Bolsonaristas e Lulistas, a gente enxerga pernambucanos que precisam entender que o tempo novo está chegando. Essa turma que está aí fez muito mal ao nosso estado. A gente sabe do trabalho que deu para governar os nossos municípios sem ter o apoio do governador Paulo Câmara, nem do seu governo, para chegar até aqui. Agora, sabe o que não fez diferença? A gente não cruzou os braços, arregaçamos as mangas e fomos pra cima. Pernambuco tem duas escolhas, são duas mulheres disputando a eleição. Uma escorada em um sobrenome, tentando ancorar num padrinho político para que não possa ter a coragem de discutir sobre os problemas da vida real da nossa gente. Olha Marília, vai ter debate sim, mas mais do que debate, o que é necessário é demonstrar que as soluções para o nosso povo são possíveis”.
Por fim, ela convocou a militância sertaneja a se manter mobilizada na campanha, apesar dos números apontarem sua vitória nas pesquisas e reforçou a liberdade dos seus eleitores na escolha do presidente. “Vocês tem visto que a gente tem sido vítima de todo tipo de ataque e mentira. Não me diga que vai mudar Pernambuco, apoiada pelo governador Paulo Câmara, vai conseguir transformar o estado, se está baseada a sua campanha em transmitir inverdades. No tempo em que a gente quer democracia, o povo está cansado de mentira e de gente que descredibilizar o outro porque não tem como mostrar a que veio. Escolham o seu presidente da república, independentemente de quem ele seja, eu estarei lá garantindo que Pernambuco possa ter lugar, vez e voz e que possa, de novo, a gente representar a força de Pernambuco no Nordeste brasileiro”.
Aliado de primeira hora, o candidato ao senado na chapa de Raquel, Guilherme Coelho, avaliou positivamente o evento. “Um evento muito bom, juntou todos os prefeitos da região, uma soma em torno do seu nome, que é Raquel que está mais preparada. Nós tivemos a oportunidade de chegar no primeiro momento, sabemos que ela tem compromisso, conhecemos ela de perto e eu estou muito feliz”.