A esposa do médico, Jânio Ângelo Modesto, confirmou que o médico está internado na UTI do Hospital da Unimed de Petrolina. No entanto, ainda não saiu o resultado do exame que comprova se o profissional contraiu Covid-19. A informação foi repassada ao Nossa Voz através da comunicadora e amiga da família, Josélia Maria.
Ela não deu detalhes do estado de saúde do marido, mas garantiu que ele está se recuperando. Também foi informado que vai ser solicitado do hospital a divulgação de um boletim, em breve.
Jânio ficou conhecido após a divulgação de vídeos nas redes sociais onde ele declarava que havia manipulado remédios para tratar pacientes com Covid-19. Entre os princípios ativos utilizados na fórmula estão a Cloroquina e a Hidroxicloroquina.
Pesquisas
Após anunciar suspensão das pesquisa com Cloroquina para tratamento da doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou atrás e resolveu liberar os estudos. O anunciou foi feito ontem (3) pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes”, afirmou Tedros.
A suspensão durou 10 dias (o anúncio foi feito em 25 de maio). Os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países, informou o diretor-geral. Vários especialistas do mundo inteiro já haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere – empresa responsável por coletar números para o estudo. “A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19] como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade”, complementou. (com informações Agência Brasil)