A Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Polícia Militar, lançou nesta quarta-feira (13) a Operação Natal Mais Seguro. A ação tem como objetivo reforçar o patrulhamento e aumentar o policiamento na região central da cidade, durante o período natalino e o Réveillon.
O prefeito Simão Durando destacou a importância da parceria entre as forças de segurança para garantir a segurança da população.
“A gente está aqui com uma parceria junto com a polícia militar. Você sabe que a responsabilidade da segurança do estado de Pernambuco é da Polícia Militar, mas nós não podemos ficar de braços cruzados, nós temos a nossa força azul. Nossa guarda municipal, que dá um apoio um suporte muito importante para Polícia Militar aqui e nós vamos continuar segurando o ano de 2024, também reforçando, mapeando as áreas trabalhando em conjunto e trabalhando com muito inteligência. Estamos aumentando, a partir, do ano que vem às nossas câmeras de segurança, para que a polícia militar tenha acesso às informações para que a gente possa realmente fazer um trabalho mais elaborado cobrindo mais áreas com as nossas câmeras, que vão ser instaladas noturno”.
O secretário executivo de segurança pública, Cel. Luiz Cláudio, explicou que a operação contará com o reforço de 725 agentes de segurança, entre guardas municipais, policiais militares e civis.
“O prefeito nos orientou nos deu as diretrizes de trabalharmos com inteligência com integração e ao longo dessas últimas semanas, nós fizemos vários levantamentos sobre índices estatísticos. De crimes contra o patrimônio identificamos que o local onde nós temos mais problemas era justamente aqui no centro. Além disso identificamos problemas potenciais, como é o caso da nossa Orla, como é o caso da nossa rodoviária que durante esse período Natalino recebe e também manda pessoas para visitarem seus parentes em outros locais, fizemos reuniões. Como disse aqui o major, buscando uma complementação do esforço, que a polícia militar faz durante esse período para que nós pudéssemos fazer um recobrimento de uma área muito maior”.
O secretário também pediu a colaboração da população para evitar crimes.
“A responsabilidade da Segurança Pública é de todos então nós agradecemos por essa oportunidade. Vamos desejar que as nossas forças de segurança comprem o seu papel e retornem todos os dias para os seus lares com segurança e que a nossa população possa também se sentir mais segura durante esse período Natalino que a gente possa aproveitar esse momento de congraçamento com as nossas famílias e desejar a todos um feliz Natal e um Próspera no novo”.
A operação terá duração de 40 dias, até o dia 6 de janeiro.