“Estamos há 32 anos aqui e a gente vê esse desenvolvimento em todas as áreas”, defende gerente do Sesc Petrolina

0
Jailson Lima, gerente do Sesc Petrolina. Foto: Moacir Santana

A mobilização em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi tema do programa Nossa Voz nesta terça-feira (16). Um ato será será realizado hoje à tarde em Petrolina, com concentração às 15h em frente ao Senac e caminhada às 16h rumo à Praça do Bambuzinho.

O gerente do Sesc Petrolina, Jailson Lima, falou sobre o projeto de lei de conversão (PLV) que desvia 5% dos recursos do Sistema S para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023 foi aprovado na Câmara dos Deputados, por meio dos artigos 11 e 12, e deve ir à votação no Senado Federal, nesta quarta-feira (17).

“No projeto primeiro não tinha isso, então quando passa para o Senado passa incluso isso, então a gente está se mobilizando contra porque isso vai impactar muito o trabalho do Sesc, porque 5% é muito para um trabalho que a gente desenvolve na sociedade”, afirmou.

“Não percebe que o trabalho do Senac e do Sesc já acontece, inclusive no turismo. O Sesc é uma das grandes instituições promotoras do turismo. A gente tem vários vários hotéis, várias excursões, a gente já promove um turismo social, que tem um objetivo principalmente desse afetivo, de trazer todos os tipos de público, principalmente os nossos trabalhadores do comércio para ter um lazer, um turismo mais sensível”, destacou.

Jailson alertou sobre os impactos desse projeto na geração de empregos. “No Nordeste, por exemplo, os recursos do Sesc são menores, então pode impactar, pode fechar unidade, pode ter demissão de funcionário, pode ter redução de projeto. Aqui em Petrolina, a gente tem uma força muito grande na área da cultura, através do Sesc, então isso pode impactar, pode reduzir os projetos de cultura, porque o Sesc vai precisar ter essa sustentabilidade e para isso vai precisar fazer escolha, então em vez de ajudar, vai piorar muito a situação nossa”.

“A gente tem um trabalho também não só na cultura, isso se destaca, mas a gente também tem uma escola, a gente trabalha com educação infantil,  ensino fundamental, a gente tem um trabalho com idosos muito relevante, temos o banco de alimentos que assiste a várias instituições sociais da região, então assim, de alguma maneira ou um dos programas pode ser afetado, todos de maneira proporcional, mas isso com certeza vai impactar”.

“Na área de lazer a gente é o segundo maior ginásio do estado, a gente está realizando em parceria com a TV Grande Rio, a Copa TV Grande Rio, um evento que não faria em outro lugar se não tivesse esse espaço, para fazer a manutenção daquele espaço é caro, então a gente precisa realmente desse apoio da sociedade no intuito de perceber a importância do Sesc em Petrolina. Estamos há 32 anos aqui e a gente vê esse desenvolvimento em todas as áreas”, destacou.

O gerente destacou também a importância do Senac. “A formação profissional, os menores aprendizes, todo ano várias as empresas têm uma mão de obra importante para o desenvolvimento social dessas pessoas que entram no mercado profissional, então assim, é muita coisa que a gente faz e que a sociedade precisa estar junto com a gente”.

Confira a entrevista completa na edição do programa Nossa Voz de hoje (16).