O horário de atendimento das unidades de ensino foi reduzido durante esse período para respeitar a condição emocional das crianças
As primeiras semanas de aula são um marco na vida de qualquer criança, bem como das suas famílias. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, vê esse momento com muito carinho e cuidado e promove anualmente o período de adaptação nas unidades do programa Nova Semente e CMEI’s, com o objetivo de estabelecer um vínculo afetivo entre os pequenos, as creches e os professores. Desta forma, são realizadas atividades de acolhimento, socialização com os pais, brincadeiras, rodinhas de conversas, pinturas e dança, tudo isso visando respeitar as particularidades de cada criança, até que adquiram previsibilidade e confiança.
Respeitar o processo de adaptação dos estudantes fortalece a condição da aprendizagem, pois o ambiente escolar se torna mais um espaço seguro para os pequenos. Esse período, que tem duração de 15 dias letivos, é recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e indica que o atendimento seja reduzido nas instituições, respeitando a condição emocional das crianças a se adaptarem ao espaço e as pessoas com que eles irão conviver. Por isso, até o dia 23 de fevereiro, as unidades estão prestando atendimento aos pequenos, das 7h30 às 12h30. Após esse período, voltam ao atendimento integral no horário de 7h às 17h nas Unidades do Programa Nova Semente e das 7h30 às 17h15 nos CMEI’s.
Vale destacar ainda que processo de adaptação requer paciência e carinho, pois para muitas dessas crianças, esse é um universo novo, longe do mundo familiar. Por isso, no tempo em que permanecem nas unidades, os pequenos são incentivados a participar de diversas vivências lúdicas. Eles exploram a unidade escolar e descobrem que é um local onde poderão compartilhar coisas novas. A cada início de ano letivo, a Secretaria de Educação segue empenhada em manter as equipes treinadas para receber com tranquilidade as crianças e suas famílias em um ambiente que transmita segurança e estimule o aprendizado desde cedo.