Enquanto os foliões se divertem nos três blocos do Carnaval de Petrolina, uma equipe de estudantes de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) está presente para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Durante os quatro dias de festa, os alunos estão colaborando em parceria com a Secretaria de Saúde, participando de uma atividade prática em campo junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Samu está presente no Polo Orla, onde há maior concentração de pessoas, com uma ambulância e uma equipe composta por médico, enfermeira, socorrista e motorista. Ao lado, os estudantes de Medicina oferecem serviços essenciais, como aferição da pressão arterial, triagem de sintomas e assistência básica.
O diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, reforça a importância da ação. “Nós somos uma instituição pública e nossa responsabilidade é servir à comunidade. Estamos aqui para garantir que todos possam desfrutar do Carnaval com tranquilidade e segurança.”
Na ação, os estudantes têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais, além de terem a chance de aprender diretamente com profissionais experientes e obterem uma compreensão mais ampla da atuação do sistema de saúde de emergência para a comunidade.
Karollane Rocha Gomes, uma das estudantes participantes, se sente feliz em poder aplicar suas habilidades em um contexto prático. “Essa ação não apenas enriquece nosso aprendizado, mas também fortalece nosso compromisso em contribuir positivamente para a saúde da comunidade petrolinense”, destaca.
Assessora de Comunicação da Facape