O partido político Agir realizou sua Convenção Partidária neste domingo (21), oficializando as candidaturas para prefeito e vice-prefeito de Petrolina nas eleições de 2024. O evento aconteceu na Fazenda Cacimba Nova, no Capim, Petrolina. O médico Ortopedista Marcos Heridijanio, de 47 anos, foi confirmado como candidato a prefeito, e Luciano Diniz como candidato a vice-prefeito, de 41 anos. A convenção não contou com a formação de chapa para vereador.
Em 2020, Marcos Heridijanio, disputou pela primeira vez a vaga no executivo de Petrolina e, também concorreu ao cargo de deputado federal duas vezes, ao ser oficializado como candidato, expressou suas motivações e propostas: “Eu sempre tive o desejo, o sonho de ver mudanças na política do meu país, da minha cidade, do meu estado. Eu tenho que ser alguém ativo nessa mudança e por isso nunca desisti. Eu nunca concordei com aquela campanha política que escolhe aqueles que fazem a campanha mais bonita, porque têm apoio dos empreiteiros e dos ricos da cidade.”
“Eu sempre quis uma política que elegesse alguém preocupado se as crianças do João de Deus estão comendo. Eu sempre me preocupei em eleger um prefeito que, quando estivesse chovendo, lembrasse das pessoas que estão em torno das lagoas. Eu não vejo essa preocupação, vejo pessoas se candidatando porque é um desejo do grupo político deles, dos empreiteiros que fazem os calçamentos de Sonrisal. Isso atribuo à desigualdade e medo da minha população. Então, eu não posso me omitir nesse desejo intenso que tenho de ver mudança real na política.”
Marcos destacou a importância da participação popular na gestão pública: “A mudança principal é a participação do povo na gestão. Isso tem que ser de verdade, não pode ser só da boca para fora como esses políticos falam. Eu quero ver na escola do Henrique Leite a mãe dos alunos participando das decisões da escola. Eu quero ver as entidades civis e as igrejas fiscalizando, não só sendo consultadas, mas também atuantes nas mudanças da escola e do posto de saúde.”
Sobre a administração pública e a saúde, Marcos afirmou: “Estou cansado de ver a prefeitura realizar uma restauração de dente, mas quando é um canal, tem que pagar. Estou cansado de ver uma cirurgia de catarata onde os exames pré-operatórios muitas vezes não são feitos pelo SUS, obrigando as pessoas a gastar o que têm e o que não têm para poder ter sua saúde restaurada. Estou cansado de ver uma gestão que é para os empreiteiros, uma gestão que é para os ricos, para a panelinha do prefeito.”
Marcos Ortopedista ressaltou sua trajetória pessoal como exemplo de superação e compromisso: “Eu fui capaz de sair da roça e me tornar médico especialista em ortopedia, fui capaz de me transformar num grande cidadão e eu sonho que todas as crianças do São Gonçalo são capazes de fazer isso. O que falta é uma escola que preste, um aparelho de cultura para eles, segurança, e isso eu vou lutar até o final da minha vida com muita coragem.”
Luciano Diniz, candidato a vice-prefeito, reforçou as propostas de Marcos: “Minha proposta é igual à de Doutor Marcos, ver aquela criança que está na sala de aula tendo uma assistência adequada, uma educação de qualidade. Vamos lutar para fazer uma educação melhor, conseguir o máximo possível, fazendo mudanças na prefeitura.”