“Eu quero estar junto com o povo”, diz novo Bispo de Petrolina

0

Com uma longa trajetória religiosa, aos 62 anos Dom Antônio Carlos Cruz de Souza Santos assumirá o cargo de Bispo da Diocese de Petrolina neste sábado (29). Indicado para o posto em maio deste ano, pelo Papa Francisco, após o pedido de renúncia de Dom Francisco Canindé Palhano, o MSC Dom Antônio passará pelo rito de posse Canônica da Diocese de Petrolina durante a Santa Missa da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que será realizada às 17h30.

Em Coletiva para apresentar o novo Bispo à Imprensa da região, o Monsenhor Milton Porfírio dos Santos fez saudações e seus votos de boas vindas à Dom Antônio Carlos. “Receba os mais sinceros e profundos votos de boas vindas à sua nova Diocese, agora sua casa […] Levamos preces ao Sagrado Coração de Jesus, por quem o senhor nutre uma profunda mística, para que ele o guie nesta missão”, proferiu o Mons. Milton.

Após 10 anos como Bispo em Caicó, no Rio Grande do Norte, Dom Antônio recebeu a missão de ser nomeado à Diocese de Petrolina com muita alegria “O Papa fala tanto de uma igreja em estado permanente de missão, e uma igreja em estado permanente de missão também implica que os seus ministros estejam em movimento missionário e eu fico muito feliz, então eu chego aqui em Petrolina com muita disponibilidade, tentando entender os sinais de Deus”, diz o Bispo.

Comunicação
Dom Antonio Carlos reforçou que também está muito feliz de continuar com a tradição dos bispos no rádio, pois acredita e vê o meio de comunicação como uma forma de se aproximar dos fiéis. “É um desafio nosso, afinal de contas a igreja existe para fazer ecoar a boa notícia, e nós acreditamos que o rádio é um bom meio para poder fazer ecoar essa boa notícia”, reiterou Dom Antonio.

Primeiro Semestre
Quanto aos desafios e planos para cumprir a missão em sua nova Diocese, Dom Antonio afirmou que veio para conhecer todos os padres, paróquias e aprender nesses primeiros meses. “Em princípio o primeiro semestre é um semestre para poder conhecer e receber os grupos, as lideranças das igrejas, as lideranças da sociedade, eu acho que esse é a primeira parte do nosso trabalho. A partir daí nós vamos tentando ouvir o que é que Deus está dizendo à igreja de Petrolina”.

Características do Bispado
Seguindo o seu lema episcopal, “Olharão para Aquele que transpassaram”, Dom Antônio Carlos explicou que pretende cumprir o seu episcopado na Diocese de Petrolina com um olhar atento ao próximo, à comunidade e, principalmente, aos mais necessitados. “A característica melhor para expressar [o bispado] é tendo os olhos fixos no amor de Deus, querer amar a todos, sobretudo aqueles que mais necessitam: os pobres, os sofredores, os excluídos, aqueles que não são reconhecidos. É uma boa Universal, é para todos, mas a partir de um lugar daqueles que são os preferidos de Deus”.