Neste sábado, 12, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de viajar ao Egito, onde participará da COP 27, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP27. O petista deverá embarcar nesta segunda-feira, 14, para participar do evento.
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital e publicado pela Folha de S.Paulo, foram realizados exames de imagens – ecocardiograma, angiotomografias e PET scan –, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011 – Lula se curou de um câncer na laringe, diagnosticado naquele ano.
“O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, completa o boletim. A leucoplasia é caracterizada por manchas brancas. O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que é seu médico, e por Artur Katz e Rubens Brito.
Lula estava acompanhado de sua mulher, Rosângela da Silva, a Janja, e do deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP). Nas redes sociais, Padilha escreveu que “os resultados foram ótimos” e que Lula está “firme e forte para mudar o Brasil”. “O tumor que ele teve há 10 anos está em completa remissão e sua saúde está pronta pra governar o país pelos próximos anos”, disse o parlamentar.
A assessoria de imprensa de Lula informou que ele deixou o hospital por volta das 14h30. O presidente chegou ao local às 10h30. A rouquidão apresentada por Lula em atividades de campanha chegou a se tornar preocupação entre aliados. Segundo eles justificaram naquele momento, o excesso de rouquidão da voz tinha a ver com os próprios eventos e com um refluxo gástrico adquirido pelo petista. O presidente eleito faz exercícios com fonoaudiólogo.
Leia a íntegra do boletim médico:
O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito”.
(Fonte: Jornal Opção)
(Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles)