Exclusivo: Pré-candidatos comentam resultado da pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Petrolina

0

Após a divulgação da pesquisa de intenção de votos, os pré-candidatos a prefeito de Petrolina conversaram com a reportagem do Nossa Voz, onde expressaram suas opiniões acerca da sondagem realizada pelo Instituto Mercatus. Segundo a estimulada, Simão Durando (UB) possui 39,2% de intenções de votos, contra 27,% de Júlio Lóssio (PSDB), Odacy Amorim (PT), aparece em terceiro lugar, com 10,6%, Lara Cavalcanti (PL), segue na quarta colocação, com 4,6% e em quinto, Marcos Heridijanio (Agir), com 1%. Votos brancos e nulos somam 9,2%, enquanto 8,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Veja o que disse cada um dos pré-candidatos (por ordem alfabética):

Júlio Lóssio – médico, ex-prefeito de Petrolina

“Eu fiquei feliz de ver os números representados, mas também tenho a consciência de que o processo ainda está se iniciando. E muita coisa ainda vai mudar, até porque nesse momento apenas quem está tendo visibilidade na mídia é o prefeito, que está na cadeira. os demais candidatos poderão se apresentar melhor a partir do início do processo eleitoral. Mas, a pesquisa mostra que o jogo está completamente aberto, que temos um cenário muito provável e real de 2º turno. Enfim, será uma bela campanha em Petrolina”. 

Lara Cavalcanti – Jornalista

“Houve um número expressivo, uma porcentagem expressiva para o meu nome, que foi lançado recentemente. Diferente dos outros candidatos que estão trabalhando desde o ano passado. São candidatos profissionais na política, eu estou começando na política agora e meu nome foi divulgado, vale destacar, no dia 25 de abril. Portanto, temos pouco mais de um mês e temos uma pausa para o nascimento da minha filha, Olga, em que estou vivendo esse período pós-parto em casa. Tenho saído apenas para consultas de rotina e as vacinas. Estou trabalhando meu nome de casa e tudo isso é levado em consideração. Então, faço essa avaliação muito superficial, mas fiquei feliz com o resultado em torno do meu nome. Esses mais de 4%, pontuando na primeira, houve o crescimento do meu nome em um curto período de tempo em que isso foi trabalhado. Então, temos uma perspectiva, assim como o PL, de fazer uma pesquisa muito séria no final de junho para divulgarmos, fazendo esse termômetro, com amplitude maior na cidade, principalmente nos bairros, é necessário focar neles. Então faremos essa pesquisa no fim do mês, já temos muitas coisas programadas para esse mês”. 

Marcos Heridijanio – médico

“A pesquisa de ontem reflete uma cidade que tem 2.500 corajosas, que acham que o prefeito tem que ser realmente alguém  que jogue limpo e que não venha apoiado pelos empresários, que depois cobrarão a fatura de quem já vive tão mal nessa cidade. Porque, para quem é humilde, tanto faz morar em Petrolina como em qualquer outra cidade, a vida não é fácil. Essa pesquisa, acredito ser verdadeira, sei que é paga por alguém que está gastando muito e depois vai cobrar essa fatura do povo. Estou feliz, primeiro por ter sido lembrado na pesquisa, coisa que não fui ao longo de toda essa história, e estou muito feliz por ter 1% das intenções de votos. Sei que não é fácil enxergar a realidade de uma cidade mal gerida e de uma oposição que ainda é pior do que a situação em nossa cidade e perceber que existe vida além da situação e da oposição. Existe o Agir, que está com a pré-candidatura a prefeito, que, se Deus quiser, fará muito bem a essa cidade”. 

Odacy Amorim – ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina 

“Dentro da pesquisa, o que eu gostei é que eles, primeira vez, admitem publicar uma pesquisa que reconhece que tem segundo turno na cidade. O segundo ponto é que nós temos uma pesquisa de controle interno, feita por um instituto de circulação nacional muito respeitado, que aponta um cenário. E o segundo e o terceiro lugar vão demorar um tempo [para se definir], essa polarização. Espero em Deus, em um curto espaço de tempo, poder ocupar esse debate, essa polarização que será em torno do governo de governança que Petrolina viveu no passado, que teve a experiência dos nossos dois anos e essas oportunidades que esses outros tiveram e não cuidaram de Petrolina”. 

Simão Durando

A assessoria do prefeito e pré-candidato à reeleição informou que ele não tecerá comentários sobre a sondagem. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio, com a participação de 700 entrevistados. A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TRE/PE sob o número PE – 05986/2024.