O Exército Brasileiro iniciou nesta segunda-feira (31) as inscrições para um novo concurso público na Escola de Sargentos das Armas (ESA). Serão oferecidas 1.125 vagas, com ingresso previsto para 2026. As provas acontecem no dia 28 de setembro deste ano. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
As vagas foram distribuídas para três áreas distintas, sendo 1.015 para a área geral, 80 para saúde e 30 para música. As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, com 17 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, com idade máxima variando conforme a área escolhida, 24 anos para a área geral e 26 anos para saúde e música.
O processo seletivo será composto por várias etapas eliminatórias. Todos os candidatos farão provas objetivas e uma redação no dia 28 de setembro. Os interessados na área de Música ainda passarão por um Exame de Habilitação Musical específico, que avaliará seus conhecimentos conforme o naipe musical escolhido. Além das avaliações cognitivas, os concorrentes serão submetidos a uma rigorosa Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica. A seleção final vai considerar o desempenho em todas essas fases para definir a classificação dos candidatos. Os aprovados serão designados para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército espalhadas pelo país, onde será considerada a classificação final no exame intelectual e a preferência.
As inscrições para o concurso se encerram no dia 18 de maio e podem ser feitas através do site oficial da ESA. A taxa custa R$ 95. De acordo com o edital, o resultado final está previsto para ser homologado até o dia 15 de maio do ano que vem.
(Foto: Reprodução/ESPECEX)