A Campanha ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ continua durante todo o mês e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), segue com a sua programação de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (08), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitou a Escola Municipal de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar e a Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela para conversar com os estudantes sobre o tema da campanha.
Nas unidades escolares, as atividades foram ministradas pela assistente social, Sória Teles Veras de Mesquita, e pela advogada do Creas, Jéssica Queiroz. “Estamos em mais uma ação Campanha Faça Bonito para conversar com os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, fazer a conscientização dos jovens, explicar o que é o abuso, o que é a exploração, informar os canais de denúncia e o que eles devem fazer se forem vítimas de violência sexual”.
Para a estudante, Ohana Gabriela Pereira dos Santos, 12 anos, a ação foi importante para que ela e seus colegas aprendam a se proteger das situações de violência sexual. “Essa palestra de hoje foi muito boa, porque vai ajudar muitas pessoas. O que eu aprendi aqui já conto para outra pessoa, os meus colegas também e acho que assim mais gente fica sabendo o que fazer”, disse a aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Caic Misael Aguilar.
Campanha ‘Faça Bonito’
A Campanha ‘Faça Bonito’ é uma mobilização alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro vitimou uma criança de 8 anos e chocou todo o país. O crime ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Em Juazeiro, até o final de maio, a programação da campanha vai incluir, ainda, caminhada, palestras educativas em escolas da rede municipal de ensino, blitz e abordagem social em pontos estratégicos da cidade, entre outras atividades.