Na manhã desta terça-feira (31), a Faculdade de Petrolina (Facape) sediou a Conferência Municipal de Educação de Petrolina. O evento aconteceu ao longo dia e reuniu representantes de diversas esferas para debater políticas educacionais no município. Estavam no centro na discussão os estudantes e os profissionais da área.
O principal objetivo do encontro foi mobilizar a sociedade civil e política para a defesa da educação como Direito Humano e oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação – PNE para o decênio 2024-2034, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.
Moisés Almeida, diretor-presidente da Facape, participou da mesa de abertura e reafirmou o compromisso da instituição com a construção de uma educação de qualidade. “Esse é um momento importante para refletir sobre que formação nós queremos. Desde a educação infantil ao ensino superior, precisamos apresentar metas que sejam cada vez mais inclusivas e priorizem a população mais carente da nossa sociedade”.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, também marcou presença e defendeu a conferência como um instrumento e um espaço democrático de construção coletiva. “É um grande momento de debate para garantirmos que os planos nacional, estadual e municipal vão representar o que a gente quer para o nosso país”, destacou.
Além deles, outros representantes compuseram a mesa: Magda Feitosa, em nome do Fórum Municipal de Educação; José Silva, do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos; Amanda Moura, do movimento secundarista; Heitor Leite, da Educação Profissional e Tecnológica; Márcia Leocadia, da Gerência Regional de Educação; Érika Alves, vice-presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal; e Augusto Carvalho, como representante de pais e alunos.
Fonte Assessora de Comunicação da Facape